Poços de Caldas (MG) - Pela primeira vez o título sul-americano infanto-juvenil masculino de vôlei não é do Brasil. A Argentina quebrou a hegemonia brasileira no continente ao vencer por 3 sets a 1, com parciais de 15/25, 25/16, 25/22 e 25/12.
A 16ª edição da competição foi disputada em Poços de Caldas, em Minas Gerais. O bloqueio da Argentina foi um de seus principais trunfos.
O primeiro set foi vencido pelos brasileiros. O bloqueio do Brasil conseguiu amortecer o ataque argentino contribuindo para a defesa. No saque do levantador Eykman vieram o 23º e o 24º pontos. Um erro dos adversários deram a vitória ao Brasil por 25 a 15.
O segundo set foi da Argentina, vencido por 26/16. Com um bloqueio e três erros do Brasil, os argentinos abriram 4 a 0 no segundo set. Após o primeiro tempo técnico elee conseguiu se manter na dianteira até o fim. O Brasil ainda encostou fazendo 6/8. Bem na defesa e nos contra-ataques, a argentina ainda se beneficiou dos erros da seleção brasileira, principalmente, no saque.
O terceiro set também foi vencido pelos argentinos, terminou em 25/22. Depois de o Brasil colocar 7/5 no placar, a Argentina chegou ao primeiro tempo técnico na frente com um ponto de bloqueio. O equilíbrio durou até o empate em 13 iguais. A partir daí, a defesa e o bloqueio argentinos funcionaram. Do lado brasileiro, foram seis erros.
O quarto e último set, acabou em 25/12. A Argentina liquida a partida com facilidade e quebra a hegemonia brasileira no torneio.