Campo Grande (MS) - A seleção Infanto-juvenil feminina de voleibol de Mato Grosso do Sul segue treinando para as disputas do Campeonato Brasileiro da primeira divisão, que acontece na cidade de Fortaleza (CE) entre os dias 13 e 17 de outubro.
Sob o comando do treinador Genilson Jabes, do Dom Bosco, a seleção treina até o final da semana no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco. O técnico convocou 14 atletas, mas apenas 10 devem embarcar para Fortaleza. O embarque para a capital cearense acontecerá na próxima segunda-feira (12), às 5h.
A seleção de Mato Grosso do Sul esta no grupo C, juntamente com as seleções do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná, este último, forte candidato ao título. "Nosso principal objetivo é manter a equipe entre as 10 melhores do país", revela o treinador.
As sul-mato-grossenses estreiam no torneio na terça-feira, contra o Paraná. Na quarta, enfrentam o Rio Grande do Sul e, na quinta, o Espírito Santo. Ao todo, 16 estados participam das disputas.
Estão participando dos treinamentos as seguintes atletas:
1 - Thamara Pare Dias (Jardim)
2 - Flávia Dy Canhete Fernandes (Dom Bosco)
3 - Mariana Garrido de Castro (Flamengo/RJ)
4 - Gabriela Cardoso Queiroz Neves (Dom Bosco)
5 - Daniela Costa D'Abadio (Dom Bosco)
6 - Suellen da Silva (Dom Bosco)
7 - Fiama Magrini Barbosa (D'Lua - Três Lagoas)
8 - Milena Messa Magnan (Marechal Rondon/PR)
9 - Karine Patricia Macedo Legal (D'Lua - Três Lagoas)
10 - Ana Julia Fernandes (Jardim)
11 - Ingrid Stroschoen (Dom Bosco)
12 - Fabiane Rios de Souza (Octacílio - Corumbá)
13 - Amanda Danielli da Silva (Dom Bosco)
14 - Camille Cunha Correa (Jardim)
Forma de disputa - O Brasileiro deste ano tem uma novidade. Até o ano passado, era disputado em Divisão Especial, Primeira Divisão e Segunda Divisão. Em 2010, a Divisão Especial e a Primeira Divisão foram unificadas. Mato Grosso do Sul, que disputava a Primeira, agora joga contra as grandes potências, que faziam parte da Divisão Especial.
São quatro grupos de quatro equipes. Todas jogam entre si. As quatro melhores de cada grupo disputam de 1º a 4º lugar. As segundas colocadas, de 5º à 8º. Já as terceiras colocadas de cada chave disputam, na fase seguinte, de 9º à 13º lugar. As quatro piores brigam para não cair. No quadrangular final, as duas últimas colocadas são rebaixadas para a segunda divisão.