A Seleção Brasileira feminina de basquete, quarta colocada no último Mundial da categoria, aparece na mesma posição no ranking da Federação Internacional (Fiba) divulgado nesta quinta-feira.
As brasileiras têm 556 pontos, aparecendo atrás das americanas (que lideram, com 1.030), das australianas, atuais campeãs mundiais (860), e das russas, que ficaram na segunda colocação (843).
No ranking masculino, os EUA lideram absolutos, com 832,5 pontos, seguido da Argentina, com 720. A Espanha subiu à terceira colocação graças aos 50 pontos pelo título do Mundial, e agora tem 619.
Entre os homens, o Brasil aparece numa modesta 17ª colocação, com 168.
Já no ranking combinado, que soma a pontuação de homens e mulheres, o Brasil aparece bem: está em sexto lugar, com 724 pontos, atrás de Estados Unidos, Rússia, Austrália, Espanha e Argentina.
A Fiba elabora seu ranking pontuando as classificações de cada seleção nas diferentes competições internacionais durante um ciclo de oito anos (dois Jogos Olímpicos). Sempre que um novo campeonato é disputado, a pontuação obtida no anterior acaba eliminada.