Campo Grande (MS) - A segunda colocação obtida pela Seleção de Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Boxe Adulto, realizado em São José do Rio do Rio Preto (SP), no período de 11 a 16 de deste mês, acabou com a supremacia das Seleções da Bahia e São Paulo no boxe nacional. A competição teve como campeã a Seleção do Pará, que obteve três medalhas de ouro e quatro de prata.
A Seleção Sul-mato-grossense, para chegar à conquista inédita de vice-campeã, obteve duas medalhas de ouro e duas de bronze. As de ouro foram conquistadas pelo super pesado (+91kg) Gleison Mamut e pelo galo (52kg) Paulo Carvalho. Na final, Mamut derrotou o brasiliense Marcelo Cruz por 27 a 24. Foi o terceiro título de Gleison Mamut (os outros títulos em 2007 e 2008). Já Paulo Carvalho derrotou Adauto Santos (PA) por 16 a 10 e garantiu o título de campeão.
As medalhas de bronze do MS foram conquistadas por Willian Santos (75 kg) e Weslem Souza (60 kg). Outro destaque foi o campo-grandense Evaldo Silva (64 kg), de 17 anos. Ele venceu duas lutas, mas perdeu na disputa pela medalha de bronze para o carioca Jean Pierre.
A Seleção do Estado contou com dez atletas e teve como técnicos os professores Ednoel Reis, Bento Vanildo e Nilson Ferreira. O Brasileiro contou com a participação de 180 atletas de 23 Estados e do Distrito Federal.
"Foi uma conquista importante, pois superamos equipes tradicionais do boxe do Brasil, como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros. Foram lutas emocionantes, empolgantes e de qualidade técnica elevada. Estamos entre os melhores do Brasil", destacou
Marcelo Nunes, presidente da FDBMS (Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul).
Simultaneamente ao 65º Campeonato Brasileiro Adulto, a Confederação Brasileira de Boxe realizou ao 3º Campeonato Brasileiro Cadete (15 e 16 anos). Na classe Cadete, o Estado foi representado por seis atletas, e obteve a 10ª posição.
Classificação Final
1º Pará - 33 pontos (3 Ouro, 4 prata)
2º Mato Grosso do Sul - 18 pontos (2 Ouro, 3 Bronze)
3º Bahia - 18 pontos (Ouro, 1 Prata e 4 Bronze)
4º Distrito Federal - 17 pontos (2 Ouro, 1 Prata)
5º Rio de Janeiro -14 pontos (1 prata, 3 bronze)
6º Sergipe - 11 pontos (1 prata, 3 bronze)
7º São Paulo - 10 pontos (2 prata, 2 bronze)