Invicta na primeira fase, a seleção brasileira de vôlei masculino infanto-juvenil terá a equipe da Polônia como adversária nas quartas-de-final do Mundial da categoria, que está sendo disputado na Argélia. A partida será realizada nesta terça-feira na cidade de Argel.
Ao contrário dos brasileiros, que buscam o sétimo título na competição, os poloneses estão fazendo uma campanha irregular: foram duas vitórias em três partidas e a segunda colocação no grupo C. Na estréia, a Polônia passou pelo frágil Canadá por 3 a 0, mas acabou derrotada pela Itália por 3 a 1 na rodada seguinte, só conseguindo se recuperar contra a Índia, equipe que venceu apenas no tie-break.
Além disso, as duas equipes já se enfrentaram 11 vezes este ano (seis no Brasil, cinco na Polônia e uma na Eslováquia). O saldo é altamente positivo para o time do técnico Percy Oncken: foram dez vitórias e apenas uma derrota.
O treinador vê pontos positivos e negativos em enfrentar um adversário tão conhecido. "O lado bom é que já sabemos exatamente como eles jogam e quem são os principais jogadores. Assim, fica mais fácil estabelecer uma estratégia. O ruim é que eles também nos conhecem", diz.
Em um sorteio realizado neste domingo, também foram definidos os outros confrontos desta fase. Enquanto o Irã pega a Itália, a Argentina enfrenta a França e a Eslováquia terá os russos pela frente. A final da competição está programada para ocorrer na próxima quinta-feira.