Paris (França) - A Seleção Brasileira masculina viaja na quarta para Osaka, no Japão, onde fará sua aclimatação para o Campeonato Mundial masculino, de 17 de novembro a 3 de dezembro.
Nesta terça, os jogadores fizeram os últimos treinos com bola nas instalações do Paris Volley, atual campeão francês, que é dirigido pelo técnico brasileiro Maurício Motta Paes. O ginásio fica no subúrbio parisiense de Gentilly e tem capacidade para 12 mil pessoas.
Apesar da presença da Seleção campeã olímpica e mundial, nenhum torcedor apareceu para assistir ao treino. Como o Campeonato Francês está em recesso devido ao Mundial, a equipe teve muita tranqüilidade para trabalhar.
Para o levantador Marcelinho, o objetivo de quebrar o cansaço da viagem entre o Brasil e o Japão foi atingido na França.
"Esta parada foi fundamental. Ficaria muito desgastante enfrentarmos 12 horas de vôo até a Europa e em seguida mais 12 horas até o Japão. Os treinos estão rendendo bem e a estrutura do clube que nos recebeu é muito boa. O ginásio fica perto do hotel, o que é muito importante para nós", diz.
Os jogadores não reclamam de andar 300 metros entre o hotel e o ginásio sob um frio de cerca de três graus. Para eles, é melhor do que gastar tempo dentro de um ônibus. A comissão técnica aproveita o tempo ganho mantendo um bom ritmo de treinos.
Na segunda à tarde, poucas horas após a chegada a Paris, a equipe treinou saque e recepção e fez um coletivo. Na manhã de hoje, trabalhou bastante a defesa. O grupo ainda fará um treino físico amanhã de manhã, antes de seguir para o aeroporto.
Em Osaka, os jogadores ficarão hospedados no centro cedido pela equipe Panasonic Panthers. Para quem acredita em superstição, é um bom sinal. Em novembro do ano passado, a Seleção se preparou para a Copa dos Campeões no mesmo local e acabou conquistando o título da competição.