Edinanci Silva não participará do Campeonato Mundial de Judô, que será realizado entre os dias 8 e 11 de setembro na cidade de Cairo, no Egito. A judoca pediu dispensa e a seleção brasileira não terá representantes no meio-pesado feminino para a competição. "Com o pedido de dispensa de Edinanci, ficamos sem atletas em condições físicas para disputar o Mundial no meio-pesado feminino, já que a titular do sub-25, Claudirene Cezar, está voltando de contusão, o mesmo ocorrendo com Luzia Fernandes, segunda colocada na seletiva do Mundial", lamentou o coordenador técnico da seleção brasileira, Ney Wilson.
Por outro lado, o jovem João Gabriel Schilliter, bronze no Mundial Militar de 2004, ganha uma chance na equipe sênior. Reserva de Walter Santos no peso pesado, o judoca carioca será o representante do Brasil no torneio absoluto, sem limite de peso para os atletas. "Temos dois peso-pesados jovens, além do Daniel Hernandes. Nosso objetivo é dar experiência a eles, para termos atletas cada vez mais fortes nesta categoria", explicou Ney Wilson.
Além de Schilliter, mais trezes brasileiros estão confirmados para a disputa do Mundial. São eles os ligeiros Daniela Polzin e Denílson Lourenço, os meio-leves Fabiane Hukuda e João Derly, os leves Tânia Ferreira e Leandro Guilheiro, os meio-médios Vânia Ishii e Tiago Camilo, os médios Márcia Lima e Carlos Honorato, Luciano Correa no meio-pesado e os pesados Priscila Marques e Walter Santos.
A equipe brasileira treinará para o Mundial entre os dias 22 de agosto e 3 de setembro, no Projeto Futuro, em São Paulo. O embarque para o Egito está marcado para o dia 4 de setembro.