O técnico Marcus Tatá Oliveira foi forçado a substituir dois jogadores da lista de convocados da seleção brasileira masculina para o Campeonato Mundial de handebol de 2021, no Egito. Lesionados, Matheus Francisco e Gabriel Ceretta deram lugar, respectivamente, a Guilherme Borges e José Luciano. O primeiro foi cortado por causa de uma fratura na mão esquerda. Já o segundo foi descartado com uma lesão no joelho esquerdo.
“Como temos a possibilidade de levar 20 jogadores ao Mundial, nada melhor que começar a testar alguns garotos com potencial para servir a seleção brasileira por muitos anos ainda. Guilherme pode jogar de segundo e de base, e Luciano tem um bom chute de longe e é forte no um contra um”, explicou o técnico Marcus Tatá Oliveira, que está com seus atletas em fase de treinos no Rio Maior Sport Centre, em Portugal.
A seleção brasileira masculina se prepara para o Mundial na base do COB (Comitê Olímpico do Brasil) na Missão Europa, em Portugal. O grupo comandado por Marcus Tatá Oliveira ficará no país europeu até o próximo dia 8. Na sequência, de 9 a 14 do primeiro mês de 2021, o elenco trabalhará já no Egito, na cidade do Cairo. O Brasil esta no Grupo B e estreia no torneio no dia 15 de janeiro contra a Espanha.
Palavra dos novos convocados
Guilherme Borges, que defende o Taubaté, teve um bom desempenho na Liga Nacional de 2020 e participou do Campeonato Mundial Junior de 2019, na Espanha. Já o lateral esquerdo José Luciano, do Benfica, de Portugal, esteve presente no último Mundial Juvenil e jogou também o Sul Centro Americano. Santista, apelido de Guilherme Borges, coloca as quartas de final como objetivo.
“Eu sabia que estava entre os 35 pré-convocados, mas a gente nunca espera uma lesão de um companheiro de equipe, a gente jogou junto o Mundial Junior. Mas eu estou muito feliz com a notícia da minha convocação, não tenho nem palavras… E agora é trabalhar duro para gente superar o Mundial de 2019. O objetivo não pode ser outro que não o de chegar nas quartas de final”, disse Guilherme Borges.
Já José Luciano não escondeu a alegria de vestir a camisa do Brasil. “Fiquei em êxtase no momento em que recebi a notícia. Não conseguia acreditar que ainda existia possibilidade de estar com a seleção esse ano. Mas venho treinando muito para fazer um bom trabalho no meu clube e conseguir ter oportunidades para representar meu país. Foi uma surpresa para mim e estou feliz em poder fazer parte da seleção brasileira”, contou Luciano.
Lista de convocados para o Mundial de 2021
Goleiros:
Laterais Direito:
Pivôs:
Pontas Esquerda: