Corumbá (MS) - A segunda fase do Campeonato Estadual de Futebol Amador começa amanhã, 28 de outubro, na Esplanada da Nob. Amigos, primeiro colocado do grupo B, enfrenta a Associação Castro, terceiro do A, às 20 horas. Já na sexta-feira, dia 29, no mesmo local e horário, o Enira, segundo do B, pega o Santa Fé, último colocado do A. O atual campeão da Série B só garantiu a vaga na última rodada da primeira fase, disputada na segunda-feira.
O tricolor do bairro Popular Velha venceu o Milan Real Tradição (MRT) por 4 a 2, com gols de Elias, Barriga e Chiquita (2), e chegou aos 6 pontos, mesma pontuação que o João de Deus, que perdeu no confronto direto, primeiro critério de desempate. Fechando a rodada, Nacional x Corumbaense e Brandão Júnior x Milan Real Tradição se enfrentam no Arthur Marinho, a partir das 17 horas.
Os quatro times que somarem mais pontos, independente da chave, se classificam para as semifinais. O Campeonato Amador é organizado pela prefeitura de Corumbá, por meio da Funec (Fundação de Esportes), e pela Lec (Liga de Esportes). O Sindárbitros (Sindicato dos Árbitros) e o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) apoiam a competição.
Destaques
Viola marcou os dois gols na derrota do Milan Real Tradição e se isolou na liderança pela artilharia da Série A com 9. Niel e Diney, ambos do Amigos, têm 6. Paulinho Bailarino, também do Amigos, Mauricinho, do Brandão Júnior, e Roggers, do Enira, tem 5 e seguem na briga. O goleiro menos vazado na primeira fase é Márcio Monteiro, do Amigos, com 8 gols em 5 jogos. Marcus, da A. Castro; Zé Antônio, do Santa Fé, e Raul, do Milan, sofreram um gol a mais. O melhor ataque da competição na fase inicial do Amador é o do Amigos. A equipe fez 25 gols e sofreu apenas 8, o que o deixa também com a melhor defesa do campeonato. O time é o único que ainda não sabe o que é perder. Foram 5 vitórias em 5 partidas, aproveitamento de 100%. Entre os 8 times que disputam o título, o que fez menos gol foi a A. Castro, com 8.
Mas o representante do bairro Dom Bosco tem, junto com o Milan, Corumbaense e Santa Fé, a segunda melhor defesa com 9 gols sofridos. O mais vazado entre os 8 é o Nacional, com 22 gols sofridos. A equipe também tem o pior saldo de gols: -8. Mas nada disso conta na segunda fase. Assim como os cartões amarelos, o saldo está zerado.