A rodada da Liga Petrobras Masculina marca para este sábado (24) mais um clássico do handebol brasileiro. Depois de vencer o IMES / São Caetano, quinta-feira, o EC Pinheiros terá mais uma pedreira pela frente. A equipe paulistana enfrenta a Metodista / São Bernardo, às 13h30, no Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), com transmissão ao vivo do BandSports. A rodada ainda terá IMES / São Caetano contra Americana Handebol, às 16h, no Ginásio Marlene José Bento, em São Caetano do Sul (SP); FME Itajaí contra ACH / N Paiva / América / FUME / SESI, às 19h, no Ginásio Gabriel João Collares, em Itajaí (SC); e Adeblu / Blumeterra contra Universo / Macaé / Sermede, às 19h30, no Ginásio Santos Dumont, em Brusque (SC).
O duelo entre Metodista / São Bernardo e Pinheiros teria por si só todos os ingredientes para ser um grande jogo. Entretanto, a partida ganhou ainda mais importância por ser um confronto direto que vai ajudar a definir as posições na classificação final da primeira fase. O time de São Bernardo ocupa a segunda colocação com 21 pontos em 12 jogos e a equipe paulistana está em quinto com 12 pontos, mas apenas nove jogos.
O armador Diogo, da Metodista / São Bernardo, espera muita dificuldade na partida, principalmente pelos reforços que a equipe do Pinheiros recebeu nas últimas semanas. "Empatamos com eles no primeiro turno, mas agora eles estão reforçados com os jogadores Juniores que estavam com a Seleção Brasileira e também com o Folhas, que é um grande atleta. Por isso, treinamos nesta sexta-feira algumas opções de jogo para conseguir a vitória e se aproximar do líder Unifil Londrina / Sercomtel", disse o jogador, que se surpreendeu com o placar da vitória sobre Americana Handebol, na última rodada. "Fizemos um grande jogo contra o Americana e o placar dilatado (33 a 13) até nos surpreendeu e precisamos manter esse nível contra o Pinheiros", completou.
Para o ponta Lito, do Pinheiros, a vitória sobre o IMES / São Caetano na última rodada deu tranqüilidade para a equipe. "Esse resultado foi um passo importante para conseguirmos a classificação e ainda brigar pela terceira ou até a segunda colocação. Apesar de estar atrás na tabela, quando tivermos os mesmos números de jogos, creio que deixaremos a Adeblu / Blumenau (quarto colocado com 13 pontos) para trás e vamos brigar pela melhor colocação possível", afirmou o atleta, que ressaltou a estréia do jogador Folhas contra São Caetano. "Ganhamos esse reforço que é de nível de Seleção Brasileira e agora vamos ter ainda mais peças para rodar no ataque, assim a equipe fica ainda mais forte", analisou.
Pela Liga Petrobras Feminina de Handebol a briga é ainda mais acirrada. Restando apenas três rodadas para o final da fase classificatória, o líder São Paulo / Esporte Guarulhos, com 28 pontos, o vice MESC / São Bernardo, com 24 pontos, e o terceiro colocado Mauá / Universo / PMSG, com 21 pontos, estão praticamente garantidos para as semifinais da competição. Já a quarta vaga ainda promete uma grande disputa entre quatro equipes. Por enquanto, a vantagem é da COPM / Univila / PMV, quarta colocada com 16 pontos, seguido de perto por Altero / Paquetá / SJRP, que soma 15, e, correndo por fora, Santo André e Cascavel / Fag / Alfa, com 13 pontos cada.
A rodada deste sábado marca pelo menos um confronto direto pela vaga. Às 16h, o COPM / Univila / PMV recebe o Santo André, no Ginásio de Esportes da UFES, em Vitória (ES). A rodada ainda conta com Mauá / Universo / PMSG contra o São Caetano, às 8h, no Ginásio do Clube Tio San, em Niterói (RJ); Cascavel / Fag / Alfa contra o MESC / São Bernardo, às 17h, no Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR); Adeblu / Blumeterra contra o Altero / Paquetá / SJRP, às 18h, no Ginásio do SESI, em Blumenau (SC); e o Unicel / Osasco contra o São Paulo / Esporte Guarulhos, às 20h, no Ginásio da FITO, em Osasco (SP).