Apesar de alguns sustos, o suíço Roger Federer confirmou o favoritismo e derrotou o russo Nikolay Davydenko por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6, 7/6 (9/7) e 7/6 (7/5), em três horas e 12 minutos de jogo, pelas quartas-de-final do Aberto da Austrália.
Federer começou o jogo arrasador e venceu o primeiro set por 6/4. No segundo, o suíço se perdeu em quadra e acabou batido por 6/3.
Davydenko teve a chance de complicar ainda mais a partida no terceiro set, quando teve seis set points, mas cometeu vários erros não forçados e acabou perdendo o tie-break por 9/7.
No quarto set, o russo quebrou o saque de Federer no primeiro game, porém perdeu a vantagem no serviço seguinte. O campeão de 2004 foi mais regular nos momentos decisivos e venceu novamente o desempate por 7/5.
Nos torneios da ATP, Federer venceu todos os sete confrontos contra Davydenko, quinto cabeça-de-chave da competição.
Na semifinal, o número um do mundo irá enfrentar o alemão Nicolas Kiefer, que passou pelo francês Sebastien Grosjean por 6/3, 0/6, 6/4, 6/7 (1/7) e 8/6.
Federer também tem vantagem contra Kiefer. O suíço venceu sete dos dez duelos, sendo os seis últimos de forma consecutiva. A última derrota aconteceu na semifinal do Torneio de Halle, em 2002.