Pequim (China) - Desde 1996, quando o vôlei de praia foi incluído entre os esportes olímpicos, as mulheres do Brasil marcam presença no pódio dos Jogos. Nesta quarta-feira, a partir de 22h (de Brasília), a carioca Renata e a sul-mato-grossense Talita lutam para que, em 2008, a história não seja diferente. A dupla disputa a medalha de bronze contra Xue e Zhang Xi, que vão contar com a força da torcida chinesa.
Um bronze que vale ouro. Esse é o pensamento das brasileiras para o duelo contra as chinesas. Derrotadas nas semifinais pelas americanas Walsh e May, atuais campeãs e favoritas ao ouro, Renata e Talita garantem que não se deixaram abater pelo resultado e estão prontas para buscar seu lugar no pódio. E lembram que, se o apoio da torcida é uma vantagem, também pode ser um problema para as adversárias. "Já vencemos essa dupla várias vezes, mas o jogo será difícil. Elas estão em casa, acredito que a pressão maior é em cima delas", diz Renata.
O retrospecto entre as duplas é equilibrado. São quatro vitórias para cada lado. No entanto, além de contar com a pressão sobre as adversárias, as brasileiras também terão uma arma a seu favor: o cansaço das chinesas. Xue e Zhang Xi correm contra o tempo para se recuperar de uma batalha de 1h14m contra as compatriotas Tian Jia e Wang pela vaga na decisão. Xue, de 19 anos, chegou a pedir atendimento médico para sair de quadra após as semifinais. Já as brasileiras não se desgastaram tanto contra as americanas e treinaram normalmente.
Favoritas, Walsh e May lutam pelo bicampeonato - Após a disputa pelo bronze, terá início a grande final dos Jogos Olímpicos 2008, à meia-noite (de Brasília). Walsh e May, dos EUA, chegam à decisão como favoritas após uma campanha irretocável no torneio olímpico. No entanto, Tian Jia e Wang já mostraram que estão motivadas: derrotaram Xue e Zhang Xi em uma virada eletrizante nas semifinais.
Curiosamente, Tian Jia e Wang foram as últimas a vencerem as americanas no Mundial. Em junho de 2007, no Grand Slam de Stavanger, na Noruega, as chinesas conquistaram sua segunda vitória contra as americanas em sete confrontos.