Reforma adia a análise de contraprova da atleta Rebeca Gusmão

ge.net - 4 de dez de 2007 às 18:38 207 Views 0 Comentários
Reforma adia a análise de contraprova da atleta Rebeca Gusmão

Rio de Janeiro (RJ) - A divulgação do resultado da contraprova do exame antidoping da nadadora Rebeca Gusmão, prevista para esta segunda-feira, foi adiada em virtude de uma reforma no Instituto de Controle de Dopagem, laboratório canadense responsável pelas análises.

Breno Tannuri, advogado de Rebeca, disse à reportagem de GE.Net que ainda não há uma nova data para a entrega do laudo, mas garantiu que sua cliente estará presente na ocasião, embora um especialista tenha sido contratado para acompanhar o caso. Segundo ele, o processo caminha rumo ao esclarecimento.

A nadadora corre o risco de ser indiciada criminalmente por causa dos DNAs diferentes encontrados em suas amostras de urina coletadas no último dia 13 de julho, durante os Jogos Pan-americanos. O médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Eduardo de Rose, em depoimento à polícia, confirmou a fraude e disse que incriminar Rebeca era "questão de honra".

No entanto, o quadro mudou depois do depoimento de Renata Castro, ex-médica da CBDA, nesta segunda-feira, no qual ela apontou falhas comprovadas nos exames antidoping dos Jogos Pan-americanos, como a mudança do laboratório onde seriam feitas as análises da nadadora, e acusou Eduardo de Rose de perseguir tanto a ela quanto Rebeca. Após a declaração, o próprio investigador do caso, o delegado Marcos Cipriano, admitiu que deve convocar o médico para depor novamente.

"As coisas começam a se elucidar", diz Breno Tannuri. "Não adianta eu dizer que ela (Rebeca) é inocente se não tiver como provar, posso até ser punido por causa disso. Os investigadores haviam dito que a indiciariam depois das declarações do (Eduardo) De Rose. Mas depois do depoimento da Renata (Castro) eles não têm mais certeza disso. Isso mostra que a tendência é o caso caminhar para o esclarecimento e estamos reunindo provas para isto", completou o advogado.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.