Marrocos - O Rally Dakar registrou hoje sua primeira morte na edição 2007. O piloto sul-africano da categoria motos, Elmer Symons sofreu um acidente durante a quarta etapa da competição e morreu em conseqüência da queda. A informação é dos organizadores do evento. Symons se acidentou no quilômetro 142 da especial cronometrada do dia, entre as cidades marroquinas de Er Rachidia e Ouarzazate, diz comunicado dos organizadores.
O helicóptero médico chegou ao local do acidente 8 minutos depois do ocorrido, mas somente pôde constatar a morte do piloto. Os médicos foram avisados pelo sistema de comunicação via satélite usado pelo rali. Empresário especializado na exportação de peças mecânicas da África do Sul para os Estados Unidos, onde morava, Symons participada de seu primeiro Rali Dakar como competidor, após ter corrido a prova em duas ocasiões em uma equipe de apoio. Após a disputa das três primeiras etapas, o piloto ocupada a 18º posição na classificação.
O diretor da corrida, Etienne Lavigne, assegurou que o rali continuará apesar da morte de um competidor. Segundo ele, os pilotos que participam do rali sabem de seus riscos. "Manteremos o pensamento em seu irmão (responsável pelo apoio ao piloto morto), que será acolhido no acampamento. Essas corridas são muito difíceis, mas os que participam sabem que há riscos. A história do Dakar está repleta deste tipo de acidente."
Symons se torna, portanto, a 50ª vítima do Rali Dakar. A primeira foi Patrick Dodin, que, após sair da pista, fraturou o crânio, em 1979. A edição mais trágica do evento foi a de 1986, com sete mortos, entre eles o organizador e criador do Rali Dakar, o francês Thierry Sabine, que perdeu a vida depois que seu helicóptero caiu em Mali.
O último piloto a morrer no deserto africano durante o Dakar foi o australiano Andy Caldecott, no ano passado. Ele caiu no quilômetro 250 do trecho cronometrado da nona etapa, entre Nouakchott e Kiffa. Na etapa desta terça-feira, os pilotos saíram de Er Rachidia e se dirigiram para Ouarzazate. Foram percorridos 405 quilômetros de especiais quando os pilotos tiveram sua primeira lição de enduro. Foi uma longa prova, com muitas variáveis, onde os novatos tomaram suas primeiras lições, encontrando dunas e as primeiras armadilhas da África.
Entre as motos, Marc Coma venceu a etapa de hoje e assumiu a liderança na classificação geral. Entre os brasileiros Jean Azevedo continua melhor colocado, com a nona posição na classificação geral.