Campo Grande (MS) - O judoca campo-grandense Rafael Silva fará a sua primeira luta nos Jogos Olímpicos de Londres contra o islandês Thormodur Jonsson, 54º do ranking mundial. O sorteio das chaves foi feito ontem e o atleta de Mato Grosso do Sul será o último brasileiro a entrar no tatame.
Na categoria super-pesado (+100 kg) a disputa só acontece na próxima sexta-feira. Caso vença o islandês, o sul-mato-grossense enfrenta o vencedor do confronto entre Nazario Fiakaifonu, da África do Sul (113º), e Marius Paskevicius, da Lituânia (14º). O grande adversário da chave será o russo Alexander Mikhaylin (6º).
Rafael Silva é o atleta mais pesado da delegação brasileira em Londres. Ele mede 2,03 metros e pesa 145 quilos. Para enfrentar outros “grandalhões”, Rafael Silva utilizou boa parte de seu treinamento para buscar maior agressividade. E um dos pontos focados pelo judoca e comissão técnica foi a pegada no quimono do adversário, responsável por quase 80% das vitórias na categoria mais pesada do judô.
Outro ponto de destaque na preparação de Rafael foi o combate à gordura corporal. Após um trabalho feito com as nutricionistas da equipe, o judoca passou a ter 145 quilos sem gordura.
No Mundial por equipe, ano passado, em Paris, Rafael fez um combate equilibrado com o fortíssimo francês Teddy Riner, pentacampeão mundial. O brasileiro acredita que o rival entra na competição como grande favorito ao ouro.
(*Com informações da Rede Anhanguera de Comunicação).