O Projeto Xadrez nas Escolas, uma parceria entre os Ministérios de Educação e dos Esportes e o Governo Popular através da Secretaria de Educação e da Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer, está capacitando a segunda turma de professores estaduais para orientar alunos iniciantes na prática do esporte.
A segunda turma, composta por 57 professores, está realizando sua capacitação na Escola Estadual Joaquim Murtinho. O curso começou na segunda-feira 18 de abril e encerra nesta quarta-feira.
As escolas estaduais indicaram dois professores para receber a capacitação de 30 horas/aula no xadrez. Este ano, a previsão é de que o Projeto englobe todas as escolas estaduais da Capital, dobre o número de escolas participantes em relação a 2004 e capacite 160 professores para ministrar xadrez e acompanhar os alunos.
O objetivo do projeto é desmistificar o esporte. Atualmente o xadrez é considerado um esporte de elite. Célia Cordeiro, técnica da Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer, explica que agora os alunos do ensino fundamental podem aprender e desenvolver a prática do xadrez na sua própria escola.
Raciocínio
O xadrez é utilizado pelos professores como instrumento para trabalhar as capacidades relacionadas ao pensamento crítico, como auxiliar ao \"aprender a pensar\" que é mais importante do que aprender soluções de problemas
específicos.
Para muitos jovens, o xadrez apresenta um potencial de automotivação bastante grande o que, nestes casos, favorece a utilização de processos mentais de alta abstração, que são próprios da prática desse esporte.
A Sejel e a SED ainda realizará um terceiro e último curso de capacitação, encerrando esta fase do Projeto Xadrez nas Escolas na Capital.