Dourados (MS) - Em Dourados, mais precisamente na Reserva Indígena do Jaguapirú, cerca de 40 crianças e adolescentes participaram de atividade esportiva que foi desenvolvido por coordenadora e monitora do PST (Programa Segundo Tempo) por meio da Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério dos Esportes do Governo Federal.CAM02308
De acordo com informações de Ana Paula Moreira, em dois períodos, crianças e adolescentes com idade de seis a 17 anos das aldeias Bororó e Jaguapirú sob o comando das professoras em educação física Kátia Regina Ribeiro da Silva coordenadora do núcleo da Vila Olímpica e da monitora Bárbara Carminatti, disputaram as competições na modalidade arremessos de martelos adaptados.
Anteriormente a esta atividade, as professoras também vem nos últimos dias desenvolvendo provas de atletismos como salto em distâncias; de 100 e 200 metros rasos; arremessos de dardos adaptados entre outras modalidades esportivas individuais.
Em todas as atividades vale lembrar que após o encerramento as crianças e os adolescentes são servidos com um lanche como reforço alimentar.
Visitas - Por outro lado, Ana Paula conta que na semana passada ela e Dejacir Machado, que atua como um dos interlocutores do SICONV (Sistema de Convênios) do Governo Federal em Dourados, visitaram todos os 16 núcleos do Segundo Tempo.
Na oportunidade, a visita segundo ela, era para acompanhar de perto os trabalhos pedagógicos que estão sendo feitos pelas coordenadoras e suas respectivas monitoras. “Nessa nossa visita pudemos observar que os trabalhos desenvolvidos pelas coordenadoras e pelas monitoras estão satisfatórios; estão dentro da proposta que é solicitada pelo programa” disse Ana Paulo a reportagem.
O programa Segundo Tempo de Dourados tem como coordenadora-geral Marinete Nelvo Nunes e o os polos foram implantados pelo município para atender as crianças e os adolescentes, maioria deles de famílias de baixa renda.
Em todos os polos do programa constam também as aquisições e distribuições de reforço alimentar; prestação de contas por se tratar de um programa que é mantido por verba do Governo Federal assim como contratações de profissionais e de estagiários.
Marinete Nunes conta que o programa que é um convênio entre o Governo Federal e Prefeitura Municipal já vêm beneficiando cerca de mil e 600 jovens entre crianças e adolescentes, maioria delas de famílias de baixa renda, distribuídas em 16 pólos, sendo dois na reserva indígena e quatro nos distritos.