Professor Diogo Herradon leva artes marciais como ferramenta social

da redação - 14 de mar de 2025 às 10:56 69 Views 0 Comentários
Professor Diogo Herradon leva artes marciais como ferramenta social Da Redação

Diogo Herradon começou no mundo das lutas ainda na infância, seguindo os passos do pai, Adilson Herradon, mestre de taekwondo. "Venho de uma família de lutadores, meu pai Adilson Herradon (in memorian) foi um grande mestre de taekwondo e grande responsável pela fomentação da arte marcial no estado. Iniciei os treinos aos 4 anos de idade", conta.

Sua especialidade é o taekwondo, mas também ministra aulas de kickboxing e boxe. Para ele, as artes marciais vão além do treinamento físico. "Costumo dizer que as artes marciais são sobretudo uma ferramenta social, ali desenvolvemos não só a parte técnica e física mas também as questões emocionais e sociais."

As aulas são voltadas para homens e mulheres de todas as idades. No ensino infantil, a metodologia é adaptada. "Cada faixa etária traz seus desafios e encantos. Nas turmas kids temos uma metodologia desenvolvida especificamente para as crianças, de modo que aprendem o taekwondo de forma integral mas lúdica."

A defesa pessoal é um dos pontos enfatizados pelo professor. "Na minha opinião, é essencial saber autodefesa, tão importante quanto saber nadar. Nos dias de hoje, é uma questão de sobrevivência."

Para quem nunca teve contato com as artes marciais, Herradon desenvolveu um método diferenciado. "Na Herradon Fight Team, o aluno iniciante aprende não só comigo (professor), mas com todos os faixas pretas colegas de treino. Costumo dizer que ninguém nasceu sabendo, e essa troca de experiências é muito boa tanto para o iniciante quanto para o aluno graduado."

Um dos desafios enfrentados pelos alunos, segundo ele, é encontrar um ambiente adequado para treinar. "Acredito que a maior dificuldade é encontrar uma academia de luta que tenha um ambiente acolhedor e que deixe os alunos confortáveis para aprender."

Ao longo de sua trajetória, Herradon formou atletas de alto nível. "Temos um longo histórico em competições, tanto no taekwondo como no kickboxing. Temos atletas que são ou foram da seleção brasileira, com vários títulos de expressão, como campeonatos nacionais e pan-americanos."

As artes marciais, segundo ele, têm impacto direto na saúde mental. "É terapêutico. Tudo que fazemos em vida deve se basear em estar em evolução, e as artes marciais são uma ferramenta poderosa em nos desenvolver."

Para o futuro, o professor planeja expandir seu trabalho. "Se Deus quiser, nesse ano vamos abrir uma segunda unidade da HFT." Além disso, está estruturando um projeto social. "No momento, estou estruturando a fundação de um instituto social. O objetivo do Instituto Mestre Adilson Valério Herradon é levar o taekwondo como ferramenta social para as crianças e jovens que mais precisam, para que tenham, através do esporte, não só uma ocupação, mas uma oportunidade de trabalho. É uma forma de manter e servir o grande legado que meu pai deixou."

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.