Campo Grande (MS) - Adolescentes da região do Jardim Macaúbas, região sul da Capital, participam de um projeto social e tem aulas de boxe de graça. Um espaço simples e apertado, mas de grande valor para eles.
Os jovens acabaram de chegar da segunda etapa do Estadual de Boxe e mais uma vez com vitória. A terceira fase será neste sábado. No treino, os adolescentes aproveitam muito bem cada segundo. São seis horas puxadas por semana.
A cara é séria mas o boxe não é bruto. Pelo contrário, quem luta encara como filosofia. Danilo Brant, 17 anos, por exemplo, conta que mudou muito e para melhor depois da prática da luta. Os pais, que no começo tinham um certo receio do esporte, hoje embarcaram nesta luta.
"Tinha que aguentar a zombação dos amigos na escola, que falavam para eu largar mão, que isso não dava futuro. Mas eu insisti, segui em frente e hoje sou campeão, estou correndo atrás do título e de ir para o Brasileiro" , conta o atleta.
O técnico Luiz Carlos Cardoso lembra que o objetivo vai além de formar campeões.
"Nosso objetivo mesmo é resgatar todas as pessoas que estão na rua, ensinar uma coisa boa, um esporte que é o que mais resgata crianças carentes. Para mim é uma satisfação muito grande" , disse o treinador.
A turma de Cardoso conheceu e treina boxe a apenas quatro meses e já está liderando o Estadual. A justificativa não está só no talento, mas na garra e na vontade de vencer.
Vencer no boxe e na vida. No dia 6 de julho, Michele dos Santos, 16 anos, encara o maior desafio da nova carreira, que é a disputa de uma etapa do Brasileiro.
"Eu sonho em ser campeã brasileira e aí eu vou ficar mais feliz" , declara a boxeadora.