Campo Grande (MS) - Os três presidentes das federações de Jiu-Jitsu de Mato Grosso do Sul se uniram em prol do cumprimento do Estatuto que regulamenta a prática da modalidade no Estado. Segundo os dirigentes, algumas ligas e associações estão promovendo campeonatos sem a devida licença das instituições representativas do Jiu-Jitsu.
Nilson Pulgatti, presidente da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de MS, Fábio Rocha, presidente da Federação de Jiu-Jitsu Desportivo de MS, e Gerson dos Santos, presidente da Federação Sul-mato-grossense de Jiu-Jitsu, declararam que os atletas que vencem competições que não contam com o apoio das federações não recebem reconhecimento.
De acordo com os dirigentes, a união das entidades esportivas visa o crescimento da modalidade no Estado, trabalhando na criação de normas de conduta, clínicas de arbitragem e fiscalização das graduações. Segundo eles, existe uma suposta liga que está organizando um torneio estadual sem licença e sem apoio das Federações. Os presidentes afirmam que competições sem o aval das entidades são proibidas segundo o estatuto.
“Art. 70, item H: Toda liga e associação deve solicitar licença para promover e disputar eventos e torneios locais, intermunicipais e interestaduais”.