Dourados (MS) - No dia 15 de dezembro, o Centro de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão vai receber o encerramento das atividades do projeto Nadar Dourados 2007 e o lançamento da etapa de 2008. As 150 crianças que participaram da última etapa de 2007 farão apresentações e haverá também atrações culturais.
Para 2008, já está definida a participação de 900 crianças no programa, de acordo com o diretor da Associação Atlética Aquacenter, Ben Hur Laprano. O Nadar Dourados oferece um curso de natação de quatro meses de duração para crianças com idade entre 8 e 10 anos.
Na primeira etapa, 300 crianças vão participar. No dia 15, eles vão receber o kit do curso, formado por sunga ou maiô, camiseta, bermuda, toca e mochila. As outras 600 crianças serão divididas nas outras duas etapas, que acontecem no decorrer do ano.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e da Funced (Fundação Cultural e de Esportes). A Prefeitura paga os custos, o material e o transporte e Aquacenter oferece a estrutura.
O secretário de Educação, Leopoldo Van Suypenne, destaca que o crescimento da oferta de vagas no curso se deve ao sucesso do projeto. "A administração municipal está muito satisfeita com os resultados", afirma. Já o diretorada Aquacenter, Ben Hur Laprano ressalta que \\\"no ano que vem serão mais 900 crianças que ficarão fora do risco de afogamento, um problema que ainda ocorre em Dourados.
O projeto visa, segundo o diretor-presidente da Funced, Raul Verão, proporcionar o acesso das crianças a natação e instituir a prática de um exercício físico completo, favorecendo o desenvolvimento muscular. A natação, segundo ele, é fundamental para a saúde física e mental.
O curso atende crianças da Rede Municipal de Ensino. O projeto leva muito em conta o perfil sócio-econômico da criança na hora da seleção. O projeto foi iniciado em 2004, com apenas oitenta alunos.