Água Clara (MS) - Na noite desta sexta-feira (30) foi inaugurado em Água Clara o empreendimento denominado Talentos da Lusa, escolinha de futebol oficial da Portuguesa de Desportos. A solenidade contou com a presença de representantes da diretoria da Portuguesa, do prefeito Silas José (PSDB), vereadores e convidados. Uma partida entre as equipes veteranas Asas, de Água Clara e da Portuguesa, marcou a inauguração oficial do campo soçaite. Presente ao evento, o ex-jogador Rodrigo Fabri participou da equipe da Lusa.
A inciativa de construir o empreendimento partiu de Moacir Reis e do seu pai, o empresário Mateus Reis. A finalidade, segundo Mateus, não é apenas dar oportunidade à garotada do município de ingressar na promissora carreira de futebol, mas principalmente, contribuir para que estes não enveredem por maus caminhos, como o mundo das drogas, por exemplo.
Vitor Diniz, diretor geral de futebol da Lusa, disse que entre as 33 escolinhas que o time mantem em São Paulo, não existe nenhuma estrutura com a de Água Clara, cujo modelo prometeu levar para ser copiado pelas demais. Ele anunciou também um intercâmbio entre a escolinha de Água Clara e o time paulista. “Vamos trazer equipes da Portuguesa para dar treino aqui e levar a garotada daqui para treinar no Canindé”, disse.
Silas José, por sua vez, disse que o local será um celeiro de grandes talentos, de grande importância não só para a região, mas para todo o Estado.
ESCOLINHAS
Com a tradição das escolinhas, a Lusa atende desde os pequenos do sub-11, passando por sub-13, sub-15, sub-17 até os mais velhos da categoria sub-20. As escolinhas “talentos da Lusa” atende em inúmeras cidades do estado de São Paulo, sendo que as peneiras acontecem à todo momento. Em 2014 inúmeras delas já foram divulgadas.