Por time de garotos, Fla aposta em "efeito Negueba" atrás do bi

da redação/com terra - 28 de dez de 2011 às 18:40 387 Views 0 Comentários
Por time de garotos, Fla aposta em "efeito Negueba" atrás do bi Thomás e Muralha são outras apostas do Flamengo para a Copa São Paulo

São Paulo (SP) - A estreia do Rubro-negro será na terça-feira (03.01), contra o Aquidauanense de Mato Grosso do Sul, às 21h.

Duas das principais revelações do Campeonato Brasileiro deste ano, Thomás e Muralha são também as principais figuras do Flamengo para a próxima Copa São Paulo. Por iniciativa deles mesmos, ambos foram inscritos na competição e reforçam a equipe do treinador Paulo Henrique, atual campeã da Copinha e em busca do bi.

A ideia é repetir o que já foi feito com Negueba, condutor do time na campanha do título. "Ele desceu para os juniores na última Copa São Paulo e nos ajudou demais", conta o técnico ao Terra. Na ocasião, o meia já era presença frequente nos profissionais, condição semelhante a Thomás e Muralha na reta final do Brasileiro.

"Eles estão extremamente motivados, a iniciativa partiu deles. Após o Brasileiro, nos procuraram e disseram que, se houvesse a necessidade e o interesse, que participariam. O Vanderlei (Luxemburgo) achou por bem e liberou. Isso foi o mais legal de tudo e ficamos agradecidos", define Paulo Henrique. Após o título da Copa São Paulo, a mesma equipe foi vice-campeã carioca júnior e também levou a Taça OPG, espécie de segundo estadual do ano.

Em paralelo a isso, Muralha e Thomás foram as principais novidades da base ao longo de 2011. Titulares na Copa São Paulo, fizeram respectivamente 14 e 10 jogos com Luxemburgo, que cogita até tirá-los em meio à Copa São Paulo para a fase de pré-temporada dos profissionais. O Fla tem dificuldades em contratar reforços e irá disputar a fase qualificatória da Copa Libertadores, em janeiro, contra o Real Potosí.

Por isso, também a ideia do clube em dar ritmo à dupla e cumprir um desejo pessoal da presidente Patrícia Amorim: 30 anos depois do título mundial conquistado por crias da casa como Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Tita e Zico, conseguir formar um time majoritariamente de garotos outra vez. "O Flamengo entra na Copinha credenciado como o principal time na competição. Resgatamos definitivamente o lema 'Craque o Flamengo faz em casa'", afirma Patrícia.

Em 2011, Luxemburgo aproveitou exatamente 11 jogadores da base no time principal, mas apenas um como titular absoluto: Paulo Victor, Rafael Galhardo, Welinton (titular), Muralha, João Vítor, Lorran, Luiz Antônio, Aírton, Negueba, Diego Maurício e Thomás. O atacante Adryan, de 17 anos e já campeão da Copa São Paulo, é o craque da geração. "Todos têm uma nova oportunidade de se valorizar", descreve Paulo Henrique.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.