Roberto de Abreu Filho já trouxe importantes títulos nacionais e mundiais de jiu-jitsu para nosso estado. Ele é vice-presidente da Federação de Jiu-Jitsu de Mato Grosso do Sul e dono de duas academias de lutas, uma em Campo Grande e outra no Rio de Janeiro.
O atleta pratica também boxe e muay thai, mas foi no jiu-jitsu que ele conquistou seus principais títulos: Campeão Brasileiro, Campeão Europeu, Bicampeão Pan-Americano e mais quatro títulos mundiais.
Segundo ele, o fato de sua modalidade ser violenta não é verdade. "As pessoas costumam associar determinadas brigas a este tipo de modalidade. Isso porque não têm conhecimento. No jiu-jitsu não tem soco, nem chute e nunca tivemos problemas deste tipo aqui em nosso estado. O bom exemplo tem que partir dos professores, que ensinam desde o início como e onde utilizar as técnicas aprendidas" comenta Roberto.
Roberto já treinou no Rio de Janeiro e nos EUA e afirma que MS está com um nível de desempenho muito bom. "Atletas daqui já trouxeram importantes títulos nacionais e mundiais", lembra Roberto, que diz ainda, que o que falta em nosso estado é patrocínio neste tipo de modalidade. Ele fala que as empresas locais ainda não têm uma visão dos benefícios que pode atrair ao patrocinar um atleta de ponta.