Em sua primeira atuação em Campeonatos Brasileiros, Rafael Watanabe, de 11 anos, jogando na categoria Pré-Mirim, conquistou no dia 16 de dezembro, o primeiro título de campeão brasileiro individual na história do tênis de mesa sul-mato-grossense. Antes, Rafael já havia conquistado o título de campeão Estadual de 2006, jogando numa categoria acima de sua idade. O Campeonato Brasileiro Individual e de Seleções 2007 aconteceu de 14 a 17 de dezembro, no ginásio de esportes Pascoal Thomeu e reuniu os principais atletas do Brasil.
"Gostei muito do meu jogo e fiz o máximo para ser campeão. Achei a organização do evento muito boa". Para 2007, o atleta do Nipo Campo Grande já pensa na categoria mirim. "Vou mudar de idade e espero conseguir o ouro novamente", disse Rafael.
Além da conquista individual de Rafael, as Seleções de Mato Grosso do Sul, com Rafael Watanabe e Antonio Junior na categoria Pré-Mirim Masculino, e Mariana Mori (campeã do Rating D) e Taís Tokikawa, na categoria Juvenil Feminino, conquistaram medalhas de prata, após perderem ambas as finais para equipes do Estado de São Paulo.
O mesa-tenista treina na Associação Nipo de Campo Grande, com mais 60 atletas, entre 5 e 82 anos de idade, que são assistidos pelos treinadores Mário Márcio Soken e Edson Simabucuro. No entanto, a entidade reclama da falta de recursos para enviá-los à competições fora do Mato Grosso do Sul tem excluído atletas com grande potencial a nível nacional vem sendo um empecilho para outros possíveis títulos.
"Esperamos que no ano de 2007 a Associação Nipo de Campo Grande possa captar recursos para ajudar os atletas a participarem de competições a nível nacional", diz William Tokikawa, diretor do departamento de tênis de mesa da Associação Nipo de Campo Grande.