São Paulo - Pela primeira vez na história, a América sediará um Campeonato Mundial de Handebol Adulto Feminino. Em dezembro de 2011, o Brasil, mais especificamente o estado de Santa Catarina, receberá uma das maiores competições da modalidade.
"Sem dúvidas, será o maior passo do handebol brasileiro e das Américas. Viemos nos preparando em etapas, primeiro realizamos dois mundiais de juniores, um masculino e outro feminino, depois dois mundiais de beach handebol, diversos eventos pan-americanos, enfim, nos preparamos nesses últimos anos, já pensando em realizar esse Mundial no Brasil", disse o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira.
O Brasil foi eleito por unanimidade na IHF (Federação Internacional de Handebol). As cidades escolhidas para sediar o Mundial de 2011 são Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinville. O estado de Santa Catarina foi escolhido pela CBHb por muitos motivos. "Entre tantos estados brasileiros que tinham plenas condições de sediar o Mundial, a CBHb escolheu Santa Catarina pela questão da logística, do custo x benefício, da infra-estrutura, das instalações esportivas e também devido ao apoio claro das autoridades do estado e das cidades catarinenses na realização do evento", disse.
O orçamento para a realização do Mundial Feminino é de aproximadamente 18 milhões de reais. "Algumas instalações têm que ser melhoradas, temos que fazer pequenos ajustes, mas a nossa expectativa é que não chegue a esse valor total. Os recursos virão de diversas parcerias, IHF, patrocinadores, do Ministério dos Esportes, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do estado de Santa Catarina e dos municípios participantes", disse Oliveira.