Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta terça-feira o novo ranking da Copa Davis e a lista de cabeças-de-chave para a repescagem da competição, que acontece em setembro. Como já era esperado, o Brasil ficou de fora dos favoritos, mas ao menos escapou da Suíça de Roger Federer. O sorteio que define os confrontos da repescagem acontece nesta quarta-feira.
Partem com "vantagem" na briga para ir ao Grupo Mundial Croácia (terceira do ranking), Austrália (sexta), Eslováquia (nona), Belarus (12º), Chile (13º), Romênia (14ª), República Tcheca (15ª) e Áutria (16ª). A Suíça, que figurava na lista de fevereiro na 13ª colocação, despencou quatro posições e agora pode enfrentar equipe mais complicada.
A situação brasileira é parecida. Na 24ª colocação na Davis após a vitória sobre o Canadá, o grupo comandado por Chico Costa pode ter problemas se cair contra Áustria, Austrália, Eslováquia e Romênia, que mandaríam o confronto em casa e em piso rápido. Contra Croácia e Belarus haverá necessidade de sorteio para definir o mando. Somente contra a República Tcheca e Chile, o Brasil já poderia preparar o saibro para receber Thomas Berdych ou Fernando González.
No sorteio desta quarta-feira, os oito países selecionados como cabeças-de-chave terão como possíveis adversários, além do Brasil e Suíça, Grã-Bretanha, Israel, Japão, Coréia do Sul, Peru e Sérvia.