Terminou sem gols o primeiro jogo no confronto entre Operário e Sete de Dourados por uma vaga na final do Campeonato Estadual. A partida foi disputada na tarde deste domingo no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande e deixa a situação na disputa inalterada para a partida de volta. A partida terminou com dez jogadores para cada lado, já que o goleiro Fernando Hilário, do Sete, e o lateral Luiz Jorge, do Operário, foram expulsos. A partida foi acompanhada por 612 torcedores, entre pagantes e não-pagantes.
A falta de gols refletiu as poucas oportunidades criadas pelos dois times. Melhor do primeiro tempo, o Galo não aproveitou o maior tempo de posso de bola e volume para levar perigo ao goleiro Fernando Hilário. Na melhor delas, em um contra-ataque aos 28 minutos, Wilson aproveitou indecisão entre o goleiro e a zaga adversária para ficar com a bola, mas o chute parou em Dio que estava em cima da linha. Já o Sete pouco incomodou o goleiro operariano França.
No segundo tempo, o Sete conseguiu equilibrar o meio com a entrada de Peu na vaga de Maranhão, mas a situação voltou a ficar favorável ao Operário aos 22 minutos, com a expulsão de Fernando Hilário. O goleiro tocou com a mão na bola fora da área e foi advertido com o cartão amarelo pelo árbitro Paulo Henrique Salmázio. Como ele já havia sofrido advertência no primeiro tempo por reclamação, levou também o vermelho.
O Galo, porém, não aproveitou os minutos que teve em vantagem numérica e aos 38, Luiz Jorge agrediu Renato e também foi expulso, igualando novamente os times. Aí foi a vez do Sete ter a melhor chance no jogo. Aos 43 minutos, Fágner ganhou da zaga e ficou frente a frente com França, mas o toque não teve força suficiente para vencer o goleiro que caiu para o lado certo e fez a defesa, impedindo que o jogo não terminasse sem gols.
Os dois times voltam a se enfrentar domingo (24), às 17h30, no Estádio Douradão. O vencedor fica com a vaga na decisão do Estadual, que vale também lugar na Copa do Brasil de 2017 e, possivelmente, lugar na Série D do Campeonato Brasileiro. Em caso de novo empate, o Sete avança por ter melhor campanha que o adversário nas fases anteriores.
Empate em Corumbá
Na outra partida, Corumbaense e Comercial também não marcaram no jogo disputado no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá. O Carijó teve a chance de vencer em uma cobrança de pênalti no final da partida, mas Adriano Chuva não converteu. Na volta, no Estádio Jacques da Luz, o Colorado avança em caso de novo empate, restando ao Corumbaense a vitória para decidir o campeonato.