Campo Grande (MS) - O tradicional evento do Calendário Desportivo da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez, em sua vigésima segunda edição, o Open GMI Jaime Sunyê Neto, será disputado no Salão de Eventos do Condomínio Edifício Mascarenhas de Moraes em Campo Grande, nos dias 19 e 20 de janeiro, no Sistema Suíço em seis rodadas com quarenta e cinco minutos nocaute.
Em 2007 Orlando Silvestre conquistou pela segunda vez o Open GMI Sunyê, Marcelo Lopes em segundo lugar e Rubens Gazineu em terceiro lugar formaram o podium, seguido de Gabriel Marques, Alexandre Fontoura, Roberto Fedrizzi, Advalques Ferreira e José Nogueira que completaram da quarta a oitava posição, a zona de premiação. O destaque ficou por conta do elevado nível técnico da competição com a presença de seis campeões estaduais absolutos na disputa, Lopes, Nogueira, Fedrizzi, Fontoura, Oshiro e Silvestre e dois na assistência, Cavallieri e Gralha.
Na edição de 2006 Marcelo Lopes foi o vencedor, José Nogueira em segundo lugar e Sarah Almeida em terceiro lugar, Roberto Fedrizzi ficou em quarto lugar, seguidos de Rubens Gazineu, Ceveriano Fernandez, Gabriel Marques e Orlando Silvestre que completaram da quarta a oitava posição. O destaque também em 2006 foi à presença de quatro campeões estaduais absolutos na disputa, Lopes, Nogueira, Fedrizzi e Silvestre e dois na assistência, Cavallieri e Gralha.
Os vencedores nas edições passadas foram Orlando Silvestre em 2007 e 2002, Marcelo Lopes em 2006, Lucas Precioso em 2005, Marcelo Gralha em 2004 e Ricardo Duailibi em 2003, todos os enxadristas sul-mato-grossenses tem como objetivo conquistar este evento pela sua importância e tradição.
Para Orlando Silvestre, presidente da Fesmax, o inicio da temporada em Campo Grande com um dos três eventos mais tradicionais é um marco de um Calendário já consolidado, e seu vencedor será o primeiro integrante da Galeria dos Campeões de 2008. O evento vai distribuir pontos para o Ranking Fesmax 2008 no Nível IV com o vencedor somando 120 pontos.
Em sua vigésima segunda edição, o Open GMI Jaime Sunyê Neto, homenageia o enxadrista paranaense quanto da sua titulação de Grande Mestre Internacional em 1986, então o segundo brasileiro a conseguir este nível, o primeiro foi o Mequinho e hoje o Brasil já conta com sete GMs todos vivos e em atividades.