Tradição no calendário da Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez, o Open GMI Jaime Sunyê Neto de Xadrez terá hoje a disputa de sua vigésima edição, nas dependências da Academia Água Natação, na Rua Abrão Júlio Rahe, número 452, em Campo Grande. O vencedor será o primeiro integrante da Galeria dos Campeões deste ano. A competição também distribui pontos para o Ranking Fesmax, sendo que o campeão soma 30 pontos.
Na edição do ano passado, Lucas Precioso, acadêmico de Matemática da UFMS, foi o vencedor, com Alexandre Fontoura terminando em segundo lugar e Rubens Gazineu, de São Gabriel do Oeste, em terceiro. Gabriel Leão foi o quarto, seguido por Ceveriano Fernandez, Frederick Barbosa, Ricardo Duailibi e Advalques Ferreira, que completaram, da quinta a oitava posição respectivamente, a zona de premiação.
Para o Presidente da Fesmax, Orlando Silvestre, o início desta temporada, com um dos três eventos mais tradicionais do Estado, mostra um calendário do xadrez já consolidado dentro de Mato Grosso do Sul.
Nesta vigésima edição, o Open GMI Jaime Sunyê Neto homenageia o enxadrista paranaense que conseguiu a titulação de Grande Mestre Internacional em 1986, então o segundo brasileiro a conseguir este nível. O primeiro foi Mequinho.
O congresso técnico está programado para as 13h45min, com a primeira rodada ocorrendo às 14h. O sistema de disputa será o suíço, em cinco rodadas, com tempo de reflexão de 30 minutos para todos os lances.