João Pessoa (PB) - Com o presidente da FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados), jornalista Antonio Coca como chefe da delegação, as equipes de futsal feminino e de handebol masculino e feminino, com idades de 12 a 14 anos, já estão em João Pessoa para participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras em João Pessoa na Paraíba.
“Estamos levando o que tem de melhor tanto no handebol feminino como no masculino, assim como no futsal. O importante desta competição para nossa cidade, é que nossos atletas além de quebrar a rotina pelo fato de conhecer João Pessoa, eles estarão também conhecendo outras escolas nas modalidades que estarão defendendo o nome de Mato Grosso do Sul nas Olimpíadas”, disse Antonio Coca a reportagem.
O embarque das três delegações em ônibus fretado para Campo Grande aconteceu em frente ao Parque dos Ipês, na Vila Tonani, marcado por beijos, abraços e forte emoção nas despedidas dos pais das atletas e dos atletas douradenses.
Às três equipes, sendo elas, no futsal, que é da escola Ramona da Silva Pedroso, e as de handebol tanto no masculino como no feminino da escola do SEI (Serviço de Educação Integral) garantiram o direito de representar o Mato Grosso do Sul nas competições nacionais, após conquistarem os títulos de campeões do último JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul).
As três delegações deixaram a cidade rumo a Campo Grande para se juntar as demais delegações de Mato Grosso do Sul que estarão na competição nacional às 22 horas e embarcaram no aeroporto internacional de Campo Grande às 3 horas da madrugada desta terça-feira.
“Vamos confiante de que faremos uma grande apresentação, pois desde quando a minha equipe conquistou o direito de participar desta Olimpíadas, os meninos passaram a treinar em dois períodos. Acredito que poderemos lutar inclusive pelo titulo”, disse o técnico da equipe masculina de handebol, o experiente profissional de educação física, Valmor Gerônimo Ranzi Júnior.
Valmor Júnior levou 11 atletas da escola do SEI para participar da Olimpíadas Escolares Brasileira.
Feminino
No handebol feminino, a equipe douradense será comandada pelo experiente profissional de educação física Otoniel Teles Andrade Júnior, o "Tututa", após ele conquistar com suas garotas, o titulo dos JEMS deste ano ao vencer Rio Brilhante por 24 a 14 no Ginásio Municipal Ulisses Guimarães.
Com "Tututa" seguiram para João Pessoa dez atletas, e ele conta que algumas delas conquistaram no ano passado em Fortaleza para o Mato Grosso do Sul, o terceiro lugar enquanto em 2009, o vice-campeonato na divisão especial na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais.
O técnico conta que em 2003 e 2004 foi bi-campeão brasileiro da modalidade, com ambos os títulos sendo conquistados em Brasília (DF) após disputar com 26 equipes de outros estados e o Distrito Federal. "Treinamos muito forte para tentarmos conquistar uma boa posição em João Pessoa. O nosso objetivo mesmo é no mínimo ficarmos entre os quatro primeiros da competição", disse o técnico à reportagem.
Masculino
No handebol masculino, a equipe douradense treinada por Valmor Júnior viajou confiante numa boa apresentação na competição. De acordo com o técnico a ansiedade foi misturada com uma grande perspectiva de uma boa apresentação na competição por parte dos atletas.
O Futsal
No futebol de salão feminino, a equipe que será comandada por Daniel Braga Tomiatti embarcou com oito atletas garotas da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso. Daniel Tomiatti foi tetra campeão brasileiro em 2007; 2008; 2010 e 2011 na categoria e vice campeão das Olimpíadas Brasileira em 2008 após perder a final para São Paulo, em Poços de Caldas, Minas Gerais.
Vale ressaltar que a delegação de Mato Grosso do Sul estará sob responsabilidades da Fundesporte (Fundação de Esportes de Mato Grosso do Sul), que atualmente é presidida pelo coronel/PM Júlio César Komiyama.