Campo Grande (MS) - As coordenadorias de Educação Especial (Coesp) e de Educação Básica e da Educação Profissional (Coebep) da Secretaria de Estado de Educação (SED) realizam nesta quinta-feira na Escola Estadual General Malan, em Campo Grande, a 1ª Oficina de Xadrez para o Atendimento Pedagógico em Ambiente Hospitalar. A oficina visa capacitar os educadores e as educadoras que atuam nas áreas deinternação infantil de hospitais e centros médicos.
O evento tem início às 7h30 e previsão de encerramento às 17h. Participam aproximadamente 35 profissionais que trabalham com educação infantil na Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC) e Hospital São Julião, de Campo Grande, no Centro Recomeçando, de Jaraguari, e no Hospital Evangélico, de Dourados.
Para ministrar a capacitação foi convidado o professor Luiz Fernando Borges Daniel, responsável pelo projeto Xadrez nas Escolas, na Escola Estadual Coração de Maria, na Capital.
O projeto é um trabalho conjunto desenvolvido, desde 2004, pelo governo federal, por meio dos ministérios da Educação e do Esporte, e pelo governo do Estado. É baseado na promoção de estratégias para a inclusão e permanência do aluno e da aluna na escola, considerando que o xadrez é um esporte pedagógico que auxilia o desenvolvimento das demais disciplinas escolares.
A prática da atividade desenvolve diversas habilidades, como a atenção, concentração, julgamento, imaginação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica e interesse por línguas estrangeiras.
No Estado o projeto-piloto foi implantado em 40 escolas de Campo Grande, atendendo 4,8 mil alunos de 5ª a 8ª séries. No ano de 2005, foi expandido para as demais unidades escolares da Capital que aderiram, totalizando 76 escolas estaduais e 5 Uneis (Unidades Educacionais de Internação). Este ano todas as escolas de Campo Grande já estão ligadas à proposta.
Os professores-coordenadores responsáveis pela organização das atividades em cada escola são capacitados pelo Ministério do Esporte e remunerados pela SED. Os alunos têm acesso a kits, distribuídos pelo Ministério da Educação, contendo livros, tabuleiros com as peças do jogo e um mural.
Mais informações sobre o Xadrez nas Escolas e a 1ª Oficina de Xadrez para o Atendimento Pedagógico em Ambiente Hospitalar podem ser obtidas pelo telefone 3318-2284.