Campo Grande (MS) - No próximo dia 23, nove equipes do Estado começam a briga por duas vagas na elite do futebol sul-mato-grossense. O Estadual da Série B terá a participação de quatro equipes da Capital: Portuguesa, Guaicurus, Campo Grande e MS Saad, e outras cinco do interior: Mundo Novo, Glória de Dourados, Rio Pardo, Serc (Chapadão do Sul) e Operário Atlético Clube, de Dourados.
Nas nove vezes que a competição foi disputada, nunca uma equipe da Capital conseguiu o título. Além do domínio interiorano, fato que também está acontecendo na Série A nos últimos anos, a competição é democrática. Oito equipes já conquistaram o título do certame. O "maior campeão", Naviraiense, venceu duas vezes: 1988 e 2007. Também foram campeões Sete de Setembro (2005), Águia Negra (2001), Angivi (1989), Corumbaense (2006), EASA (1987), Itaporã (2008) e Maracajú (2004).
Quem entra como um dos favoritos ao título é o MS Saad. A equipe aposta em uma parceria com a Stars Maker Sports, empresa de marketing esportivo sediada em Dubai e presidida por Jamal Said, que visa para trazer novos talentos ao clube. Além da parceria, trouxe figuras experientes, como o técnico Paulo Telles, ex-comandante do Cene e o centro-avante Marco Antônio, que já foi artilheiro do Estadual de 2004, quando atuava pelo Operário.
Forma de disputa - Na primeira fase, as nove equipes formarão um grupo único, sendo disputado em pontos corridos, em jogos somente de ida, sendo que as duas equipes que alcançarem o maior número de pontos ganhos estarão automaticamente classificadas para a Série A do torneio em 2010.
Para decidir o título, essas equipes disputarão as finais em dois jogos. A equipe que somar o maior número de pontos durante o torneio tem a vantagem de realizar o segundo jogo em casa.
Abertura - A primeira rodada do torneio acontece neste domingo. Em Mundo Novo, a equipe da casa recebe o Operário, de Dourados. Em Chapadão do Sul, a Serc enfrenta os E.C. Campo Grande. A Portuguesa, de Campo Grande, vai até Ribas do Rio Pardo para enfrentar os donos da casa e, em Campo Grande, o Guaicurus enfrenta o Glória de Dourados, no Morenão. Todas as partidas estão programadas para as 15 horas.