Segunda-feira, 12 de maio de 2025, 12:59

No judô, Brasil testa preparação para Olimpíadas em Belo Horizonte

gazeta esportiva.net - 3 de mai de 2008 às 08:22 145 Views 0 Comentários
No judô, Brasil testa preparação para Olimpíadas em Belo Horizonte

São Paulo (SP) - Em ano de Jogos Olímpicos não há picos de excelência antes do objetivo principal, nem se for para fazer bonito em casa. Por isso, a seleção brasileira de judô disputa a etapa de Belo Horizonte (MG) da Copa do Mundo a partir deste sábado em busca de bons resultados, mas sem esquecer que os 100% têm de ser atingidos em agosto.

"Esta competição vai ser um grande laboratório de ações", explica o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson. Reunindo 21 seleções e com as equipes olímpicas de Itália, Portugal e França entre os principais destaques, o coordenador ressalta o alto nível da competição. "Obviamente, a parte técnica já nos garante muita qualidade".

Uma qualidade que anima mesmo quem tem muito clara a meta chinesa. "Todo mundo vai encarar como uma etapa do treinamento", explica o medalhista olímpico Leandro Guilheiro. "Mas a gente sempre entra para vencer", avisa.

O campeão mundial Luciano Correa concorda. "Tenho de encarar como treino mesmo para analisar o que está sendo feito até agora".

Para Correa, que enfrenta uma fase de reformulação em seu próprio sistema de combate não poderia haver oportunidade melhor. "Não estamos julgando muito o lado do resultado, queremos avaliar mesmo o desempenho e a postura nos combates".Mas com tantas estrelas internacionais reunidas, mesmo sem pensar em medalhas ninguém quer fazer feio. "Não temos esta preocupação (pódio), mas todo mundo luta sempre para vencer", destaca.

A programação da etapa brasileira da Copa começa neste sábado, às 10 horas com a disputa da fase eliminatória de quatro categorias ligeiro e meio-leve no masculino e meio-pesado e pesado no feminino. A fase final começa às 18 horas.

Apesar das muitas estrelas que estarão presentes em Belo Horizonte, o Brasil não poderá contar com o bicampeão mundial meio-leve João Derly, lesionado, e corre o risco de ficar sem o meio-médio e campeão mundial Tiago Camilo, também machucado.

Mesmo assim, a lista de destaques é grande. Defendendo a casa, que competirá com três equipes, estarão o campeão mundial Correa e o medalhista de bronze mundial de 2007 João Gabriel Schlittler, no pesado.

Schlittler terá oponentes de peso no tatame. Na sua categoria estão confirmados os franceses Teddy Riner (atual campeão mundial) e Pierre Robin (bronze mundial em 2005), além do vice-campeão europeu, o italiano Paolo Bianchessi.

A França contará ainda com o medalhista olímpico (2000) e campeão mundial (2001) Fréderic Demontfaucon; com o vice-campeão mundial (2007) Anthony Rodrigues, e com Benjamin Darbelet (vice-campeão europeu 2006 e bronze europeu 2007). No grupo italiano estará o campeão olímpico de Sydney-2000 Giuseppe Maddaloni, que venceu Camilo na decisão do título há 8 anos, e o medalhista de bronze de Atenas-2004 Lucia Morico.

 

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?