Nicholas dos Santos é 3º colocado nos 50m livre de evento teste

globo.com - 5 de fev de 2008 às 07:47 261 Views 0 Comentários
Nicholas dos Santos é 3º colocado nos 50m livre de evento teste

São Paulo (SP) - O brasileiro Nicholas dos Santos encerrou a participação brasileira no Evento Teste de natação em Pequim com uma medalha de bronze nos 50m livre, após liderar o percurso por mais de 40 metros. Santos completou a distância com o tempo de 22s50, ficando atrás dos suecos Stefan Nystrand (22s39) e Petter Stymne (22s42). No domingo, o brasileiro ganhou a medalha de prata nos 100m livre com o melhor tempo de sua carreira (49s98). A prova dos 50m livre masculino foi a última para a equipe brasileira na competição.

Entre eliminatórias e finais, Nicholas nadou quatro provas e, segundo o supervisor de natação da CBDA, Ricardo de Moura, o sucesso em agosto estará nos detalhes.

Foi importante uma avaliação geral do desempenho e uma simulação in loco do que pode acontecer durante os Jogos Olímpicos. Os detalhes farão a diferença. Bom estado físico e psicológico, concentração, boa execução de saída e chegada vão decidir os finalistas e as medalhas. As diferenças estão cada vez menores entre os atletas, e aí entram os pormenores: a estratégia de preparação, o conhecimento e adaptação ao local de competição, a estratégia no local de prova, autoconhecimento, força psicológica, foco, o bem estar no dia da prova, concentrar-se em cada uma das etapas por vez (na verdade, em cada uma das provas com distâncias até 200 metros, os atletas enfrentarão três finais). Um erro mínimo poderá tirar os nadadores de uma das fases e os Jogos terão acabado ali mesmo - explicou.
 
A comissão técnica considerou importante o resultado técnico, a observação e avaliação do desempenho físico e tático de Nicholas Santos e dos demais brasileiros que estiveram na China, Flávia Delaroli-Cazziolato, Henrique Barbosa e Lucas Salatta, durante as várias etapas. Esta também foi à opinião do técnico Alberto Silva e do médico da equipe, Dr. Marcus Bernhoeft, que disseram que conhecer oficialmente os caminhos de um evento similar aos Jogos Olímpicos é um elemento importante para a competição em agosto.

A equipe brasileira considerou a viagem para o 'Good Luck Beijing 2008' valiosa para conhecimento do Parque Aquático, para conhecer e ser conhecido pelas pessoas chaves no Parque Aquático Nacional, para se familiarizar com os detalhes técnicos da piscina e o sistema operacional.

Além dos bons resultados obtidos do ponto de vista técnico, estar no pódio por quatro vezes e "treinar" a bandeira brasileira no mastro oficial de premiação dos Jogos Olímpicos foi importante. Os atletas também puderam entender determinadas coisas, como por exemplo, que os horários serão rigorosamente cumpridos e que a credencial é a vida de quem irá participar dos Jogos. Sem ela, simplesmente, ninguém anda. O "jeitinho" passou longe e eles são gentis, mas absolutamente rigorosos no cumprimento das regras. Se você passar vinte vezes por um mesmo local em menos de dois minutos, eles irão observar sua credencial por todas as vezes que passar. Eles anotaram tudo e vão modificar as coisas que apresentaram problemas - contou Ricardo.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?