Equipes decidirão o título do Estadual em duas partidas.
Campo Grande (MS) - De um lado, um dos maiores vencedores do Campeonato Estadual. Do outro, o time sensação dos dois últimos anos. Assim, Comercial, sete vezes campeão Estadual, e Naviraiense, atual campeão, voltam a se enfrentar em uma final de campeonato. Foi assim em 2007, quando as duas equipes decidiram o título da sério B. O título terminou com o Jacaré do Conesul, enquanto o Saci da Vila teve que se conformar com a segunda colocação e a volta a elite do futebol sul-mato-grossense.
Na ocasião, o Comercial tentava um título para voltar a primeira divisão por cima após ser rebaixado, enquanto o Naviraiense buscava seu primeiro título em apenas dois anos de existência. No primeiro jogo houve empate em 2 a 2, no estádio Morenão em Campo Grande, na volta uma vitória por 2 a 1, corou uma campanha impecável do Naviraiense que terminou a competição com apenas uma derrota.
O cenário parece o mesmo. O Naviraiense tem a melhor campanha. Em 20 jogos foram 13 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. A equipe tem ainda o melhor ataque com 42 gols e a defesa menos vazada. O Comercial chega para a final com cinco derrotas, cinco empates e dez vitórias. O Jacaré do Conesul busca entrar para o seleto grupo dos bicampeões seguidos, até hoje conquistado por Operário 80/81, 89/90 e 96/97, Ubiratan Esporte Clube de Dourados 98/99, Comercial 93/94 e Cene 2004/2005.
Por outro lado, o Comercial busca o título de campeão após um longo jejum de nove anos sem comemorar um título. Além disso, o Saci busca quebrar a hegemonia do futebol do interior que já dura cinco anos. O último título da séria A conquistado por um time de Campo Grande foi o Cene de 2005. De lá para cá, só deu interior: Coxim em 2006, Águia Negra em 2007, Ivinhema em 2008 e Naviraiense em 2009. Nesta década, interior e Capital estão empatados em títulos - são cinco de cada.