Segunda-feira, 19 de maio de 2025, 06:29

Nalbert brilha e Brasil se despede com nova vitória sobre o Canadá

ge.net - 16 de jun de 2007 às 18:04 152 Views 0 Comentários
Nalbert brilha e Brasil se despede com nova vitória sobre o Canadá

Belo Horizonte (MG) - Com diversos jogadores fazendo a sua estréia na seleção em 2007, o Brasil sofreu com a falta de entrosamento, mas bateu o Canadá, em partida válida pela Liga Mundial. Neste sábado, a torcida que lotou o ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, viu o time bicampeão olímpico e mundial vencer por 3 sets a 1, parciais de 25/14, 20/25, 25/22 e 25/18.

Destaque para Nalbert, que fez sua melhor partida desde que voltou à quadra e terminou o jogo com 19 pontos, além de uma série de boas defesas. Pela primeira vez este ano, o ponteiro mostrou estar em condições plenas para garantir uma vaga entre os 12 que vão para os Jogos Pan-americanos, único torneio que ainda não conquistou em sua carreira. Porém, na metade do quarto set sentiu sozinho a parte posterior da coxa esquerda e teve que ser substituído e preocupa o técnico Bernardinho. Saiu ovacionado pelas mais de 10 mil pessoas que estavam no ginásio.
O maior pontuador foi Dante, com 22 acertos. Foi a despedida da seleção de sua torcida, que agora só volta ao Brasil para a disputa do Pan, em julho. Na próxima semana, a equipe embarca para o Canadá, onde de novo encara o time da casa. Depois vai para a Finlândia, última parada antes da Polônia, onde a equipe deve tentar o heptacampeonato na Liga Mundial.

A novidade ficou por conta da formação titular que o técnico Bernardinho colocou em quadra neste sábado. Pela primeira vez desde o início da competição, ele deu chance a uma equipe quase que totalmente formada pelos "medalhões", jogadores consagrados que estavam sendo poupados para as finais da Liga Mundial e para a disputa dos Jogos Pan-americanos.

Com isso, Ricardinho, André Nascimento, André Heller e Dante puderam atuar com a camisa amarela da seleção. O restante do time foi completado por Nalbert, Gustavo e o líbero Alan. Dos titulares do título mundial do ano passado apenas Giba e o líbero Escadinha, que está contundido, ainda não jogaram.

Vale lembrar que Brasil não está classificado para a fase final da Liga, uma vez que para isso precisava vencer duas vezes o Canadá e torcer para duas derrotas da Finlândia, diante da Coréia do Sul , o que não aconteceu.

O jogo - Mesmo com uma formação completamente diferente, a seleção brasileira praticamente não deu chances aos canadenses durante todo o primeiro set. Neste primeiro momento, a falta de entrosamento da equipe foi disfarçada pelo excesso de erros do adversário, que não tinha a menor eficiência do bloqueio.

Em poucos minutos, o placar apontava 9 a 3 para o Brasil, em um ponto finalizado com uma pancada de Dante depois de um rali. Para delírio da torcida mineira, Nalbert também fazia boas defesas no fundo de quadra, o que facilitava o ataque do time verde-amarelo.

Através de um belíssimo bloqueio de André Heller, os brasileiros foram para a segunda parada técnica com 16 a 9 no placar. Depois da parada, nada mudou na história do jogo e o time nacional fechou o set em 25/14 em um ace de Nalbert, que passou as duas últimas temporadas atuando no vôlei de praia.

A vitória não primeira etapa foi tão fácil que o Brasil diminuiu o ritmo para a segunda etapa. Resultado: o Canadá, que mudou dois jogadores (Scott Koskie e Mark Dodds entraram desde o início da etapa), além do posicionamento de seu levantador em quadra, melhorou muito e empatou o jogo em 5 a 5. Os brasileiros tentaram escapar no placar, mas logo foram alcançados em 8 a 8. Mais tarde, Dante e André Nascimento foram bloqueados, os canadenses viraram e chegaram a 13 a 11.

Bernardinho, porém, optou por não parar o jogo e a vantagem de dois pontos dos rivais seguiu até o segundo tempo técnico obrigatório. O panorama do set, porém, não mudou e quando o Canadá fez 18 a 15, o técnico brasileiro resolveu pedir uma pausa para acordar sua equipe.

Apesar da bronca, os estrangeiros seguiram melhores e nem uma nova parada do técnico Bernardinho, que colocou Bruno e Samuel no time, surtiu efeito. Mostrando muita vontade, os canadenses fecharam a parcial em 25/20 após Gustavo tocar a rede ao fazer um bloqueio.

O bom momento do time da América do Norte continuou no começo do terceiro set, quando eles abriraram 8 a 5. A parada técnica obrigatória, porém, deu uma injeção de ânimo nos brasileiros, que voltaram para o jogo e empolgando a torcida. Em uma jogada entre Ricardinho e Dante, o Brasil fez 11 a 10. Logo, no entanto, uma nova pane e virada do Canadá: 16 a 14.

O único jogador brasileiro que se destacava em quadra neste momento era Nalbert, justamente o responsável pelo 17º ponto, que empatou de novo a parcial. Em dia de grande atuação, ele fez dois pontos seguidos e fez 19 a 18. O Brasil melhorou um pouco e abriu 23 a 20, o que facilitou o caminho para a vitória, que veio com um ponto de Gustavo.

À frente do placar novamente, os brasileiros entraram mais tranqüilos em quadra no quarto set, abrindo 8 a 5. A empolgação voltou à equipe de Bernardinho, que protagonizou uma belíssima jogada no 12º ponto. Com um peixinho, Nalbert salvou uma bola que parecia perdida. Novo ataque dos canadenses e, de novo, defesa do Brasil. Na tentativa seguinte, o Canadá jogou a bola na antena e os brasileiros ficaram com o ponto. Mais tarde, Nalbert sentiu a coxa e teve que ser substituído.

Dominados, os estrangeiros não tiveram mais forças para correr atrás do resultado e permitiram uma boa sequência de jogadas brasileiras. Com isso, a seleção brasileira masculina garantiu sua oitava vitória na competição em um ataque de André Nascimento, depois de desperdiçar um match point.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?