Campo Grande (MS) - A Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso do Sul (FJJEMS) espera levar 50 atletas para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontecerá entre os dias 17 e 26 de julho, no Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Até agora, 23 confirmaram participação no torneio. Segundo Nilson Pulgatti, presidente da federação local, os outros atletas dependem de outros fatores para confirmarem presença. "Corumbá, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Bonito, Aquidauana, Bodoquena, Miranda e Três Lagoas terão atletas no torneio", revela.
Da delegação que embarca para São Paulo, as principais esperanças de medalhas são os lutadores Alan Régis "Tatuapu" (categoria Pesado) e Peterson Leite (Pesadíssimo), que venceram a seletiva realizada no último dia 28 em Campo Grande.
No Mundial do ano passado, Mato Grosso do Sul conquistou 12 medalhas. Este ano, a expectatica é que o Estado consiga, no mínimo, 16 medalhas.
Longe de casa - Há quase três anos morando em São Paulo, o lutador inocenciense Eder Soares já se acostumou a representar os paulistanos nos torneios que disputa. Atualmente, ele compete pela Lotus Club, renomada academia de lutas brasileira, mas faz questão de lembrar de onde veio.
"É complicado [competir por outro Estado]. Mas em todas as minhas conquistas, faço questão de lembrar das minhas origens", diz o atleta, natural da pequena cidade de Inocência, região leste do Estado.
Eder, que é faixa-azul de jiu-jitsu, vai disputar o Mundial nas categorias Leve e Absoluto. Há pouco tempo recuperado de uma lesão no joelho que o deixou longe dos tatames por sete meses, ele se sente confiante em um bom resultado.
"Esse é o primeiro campeoanato que vou com condiçoes de ganhar depois da lesão", afirma.