Bonito (MS) - Mais de 80 profissionais de todo o Brasil já estão na cidade de Bonito, destino turístico localizado a 280 quilômetros de Campo Grande (MS), onde participam, desde a manhã desta quinta (23), do Encontro Nacional de Professores de Handebol. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) é a única entidade nacional preocupada com a capacitação de professores universitários, tanto que este é o sétimo evento, e o oitavo já está sendo preparado provavelmente para Recife (ou Ouro Preto), no próximo ano.
Coube ao presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, abrir o evento na manhã desta quinta, e esta primeira jornada também teve uma análise da Seleção Brasileira em Pequim, feita pelo Prof. Ekke Hoffmann, coordenador técnico da Federação Internacional, que veio da Alemanha especialmente para o evento. Mais duas palestras estão programadas - "Padronização da Nomenclatura do Handebol Brasileiro" - e "Escola Nacional de Treinadores - Novas Perspectivas, Novos Compromissos", com o argentino naturalizado brasileiro, Pablo Juan Greco.
O encontro prossegue nesta sexta com mais dois temas divididos em três palestras, e termina no sábado, com outras três discussões. Tudo isso para alcançar o objetivo de atualizar e melhorar o ensino nas escolas universitárias brasileiras: "Elas serão os multiplicadores da evolução da modalidade no país", de acordo com a avaliação de Ivair de Lucca, ex-reitor e atual professor de ensino superior da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Já Manoel Luiz Oliveira garante: "Não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, não há um trabalho parecido com este que realizamos já há sete anos".