Segunda-feira, 16 de junho de 2025, 15:08

MS prepara máquinas para disputar a Fórmula Universitária

da redação/com campograndenews - 8 de mar de 2011 às 17:00 964 Views 0 Comentários
MS prepara máquinas para disputar a Fórmula Universitária

Campo Grande (MS) - Velocidade máxima de 200 km/h, motor de Corsa e peso de 400 quilos. As medidas são do carro da Fórmula Universitária, que, em fase de teste, "ronca" nesta terça-feira no Autódromo Internacional de Campo Grande.

No país, apenas quatro universidades disputam a categoria: UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Universidade de Brasília, Federal de Curitiba e PUC do Rio de Janeiro.

A competição abre as provas da Fórmula 3 disputadas no Brasil. A primeira está agendada para os dias 26 e 27 de março, no Rio Grande do Sul. No ano passado, somente a UCDB e a UNB preparam carros, que correram em caráter de testes.

Coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, Mauro Conti Pereira, explica que a base do carro da competição é o veículo da Fómula Júnior. "Os carros estavam abandonados e criaram uma categoria para aprendizagem. Não só para pilotos. Mas para os alunos", afirma.

A máquina foi preparada pelos acadêmicos de mecânica e mecatrônica. "Foram três semanas de trabalho intenso", relata. Estudantes de educação física e nutrição auxiliam na preparação dos pilotos.

Os pilotos devem ter entre 15 e 16 anos e participado somente de provas de kart. Dentro de duas semanas, a UCBD vai receber um segundo carro. Os pilotos são Gabriel Kenji Sena Sakihana e Higor Hoffmann.

De acordo com Mauro, a universidade será a única a ter dois veículos na Fórmula Universitária. Em 2011, a competição terá cinco etapas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?