Três Lagoas (MS) - Começa amanhã em São Paulo-SP a 33ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, com a presença de 730 competidores de 95 clubes. Mato Grosso do Sul será representado pelo três-lagoense Gustavo Gomes de Mendonça e pelo paulista radicado em Três Lagoas, Raoni Marques de Morais.
Aos 30 anos de idade, Mendonça vai competir no lançamento do disco e no arremesso do peso após conquistar os índices para o Troféu Brasil nos Jogos Sul-Americanos, realizado em março deste ano no Chile. O atleta chegou a disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 e morou em Recife-PE de 2005 a 2007 para competir pelo Estado.
De acordo com ele, a falta de locais adequados para treinamento é um dos fatores mais problemáticos de Mato Grosso do Sul. “Aqui se peca muito na falta de estrutura, é muito precário, nós não temos o mínimo necessário. Sobra material humano e bons treinadores, mas sem um bom centro de treinamento fica complicado”.
Mendonça contou ainda que recusou um convite para representar o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo (SP), este ano.
Segundo o treinador de Mendonça, Ronaldo de Barros, o atleta continua assediado por clubes de outras federações. “O Gustavo vai brigar por medalha, com certeza, principalmente no arremesso de peso. O problema é que já tem clube de fora querendo levar ele. Precisamos conseguir apoio e incentivo para ele ficar”.