Campo Grande (MS) - Nesta quarta-feira (14), Marta, eleita três vezes pela Fifa como melhor jogadora do mundo, fará sua estreia com a camisa do Santos em um amistoso promovido pela Copagaz, contra o time feminino do Comercial, no Estádio Morenão, em Campo Grande. Mais que um simples amistoso, o jogo pode servir também como uma "vitrine" para algumas atletas da Capital conseguirem visibilidade e melhores contratos com equipes de grande porte.
A meio campista Juliana Cardoso, de 23 anos, é uma das jogadoras que veem o jogo como uma "decisão". "Tem que representar o futebol feminino de Mato Grosso do Sul. Jogar contra a melhor equipe do Brasil é uma vitrine para todas as meninas", ressalta a atleta, que defende a equipe das Moreninhas.
Para conseguir um bom resultado, a jogadora dá a receita. "Tem que acertar na marcação, ocupar os espaços e abusar dos contra-ataques", sugere.
A diretora do futebol feminino do Comercial, Romilda Campos, reconhece a importância do jogo para as jogadoras que estão começando agora.
"Temos excelentes atletas e algumas delas podem conseguir ir pra fora", conta. Ela afirma que a equipe entra para vencer. "Não vamos jogar recuadas", revela a treinadora, que disse ainda que as jogadoras Marta e Cristiane terão marcação individual na partida.
Aos 18 anos, a volante Isabela Vieira terá uma difícil missão esta noite: marcar a craque Marta. Ela, joga joga no futebol de campo há dois anos, não esperava um desafio tão grande em tão pouco tempo de carreira.
"As coisas acontecem quando a gente menos espera. Ainda não caiu a ficha", conta a atleta. "É uma grande honra jogar contra a Marta, uma jogadora respeitada internacionalmente. Mas tem que evitar pensar nisso e dar o melhor dentro de campo", afirma.
Ela acredita que o amistoso é uma opotunidade única para mostrar serviço ao técnico santista, Kleiton Lima, que também comanda a Seleção Brasileira Feminina.
"É uma chance pro time e para cada menina mostrar que existem boas jogadoras em Mato Grosso do Sul", avalia.