Morena Vôlei consolida projeto esportivo com impacto social em Campo Grande

da redaçao - 16 de abr de 2025 às 15:17 303 Views 0 Comentários
Morena Vôlei consolida projeto esportivo com impacto social em Campo Grande

Fundado no final de 2020 por quatro amigos apaixonados por voleibol, o Morena Vôlei se tornou, em poucos anos, uma das referências do esporte em Mato Grosso do Sul. Hoje presidido por Júnior Borges, o projeto nasceu de uma conversa entre ele, o atual técnico Willian, a atleta Lauriane e Geiser, que atualmente não integra mais a equipe. O início modesto logo deu espaço a uma estrutura que alia desempenho esportivo com responsabilidade social. “A missão do Morena Vôlei vai muito além do campo esportivo. Temos como base a concepção justa e coerente que devemos sim formar cidadãos. A prática esportiva é um grande, se não, o melhor caminho”, afirma Borges.

Com o crescimento da equipe e o aumento da visibilidade, surgiram também os desafios da gestão. Borges, que atualmente acumula todas as funções administrativas do projeto, destaca a complexidade dessa tarefa. “A gestão de um projeto em grau de crescimento como o nosso requer mutação e compreensão diária. Os desafios nascem a cada treino, convocação, campeonato e por aí vai. Unificando os desafios, o maior é a ausência de patrocinadores e oportunidades”. A chegada do SESC/MS e da Fecomércio promete mudar esse cenário, fortalecendo a estrutura do time.

Hoje, o Morena Vôlei é considerado um dos principais times do estado. A notoriedade tem sido construída com base em resultados e na seriedade do trabalho. Em 2024, a equipe realizou uma seletiva masculina que reuniu cerca de cem jovens. “O destaque se dá pela assiduidade nos pódios e seriedade que temos em todos nossos polos de atuação”, explica o presidente. O cenário nacional ainda é uma meta em construção. “Estamos na fase dos sonhos, mas com a certeza que alcançaremos esse rol”, diz.

A formação de novos atletas e o incentivo ao esporte também são eixos fundamentais do projeto. Em parceria com a Escolinha do Professor Leomar, o Morena Vôlei estruturou sua categoria de base. “A Escolinha funciona como nossa categoria de base e, alcançando a idade para o adulto, já na graduação superior, fazemos o convite para integrarem ao Morena Vôlei.” Além disso, a equipe está elaborando um circuito de visitas escolares para fomentar a prática esportiva entre crianças e adolescentes.

A construção de uma identidade sólida também se reflete na percepção da comunidade. “Sem dúvidas a grandiosa busca por pertencerem à equipe é o maior feito. Isso não é alimentar ego, mas compreender que o time possui notoriedade e apreço suficientes para embarcarmos em grandes jornadas”, afirma Borges.

Para os próximos anos, o time planeja crescer de forma sustentável. O foco é conquistar uma vaga na Superliga C, com olhos atentos às oportunidades de subir para as divisões superiores. “Caminhando de modo calmo, firme e coerente, temos a intenção de galgar uma vaga na Superliga C e, quem sabe, com fé em Deus e mais patrocinadores, subirmos para B e quiçá um dia chegarmos à Superliga A.”

A pressão por resultados é real, mas o presidente garante que os atletas estão preparados. “Carregar no peito o brasão do Morena Vôlei e seus patrocinadores requer uma exímia responsabilidade, mas isso tudo já está cravejado na mente dos nossos atletas. A pressão existe, mas eles sabem que isso é creditado a eles por toda capacidade que possuem.” Ao mesmo tempo, o apoio da comunidade é considerado essencial para o sucesso contínuo da equipe. “Mantê-lo é primordial, afinal, é um dos nossos combustíveis.”

Os valores do projeto vão além das quadras. A filosofia de formação cidadã está presente em todas as ações. “Nossa rede de apoio engloba disponibilização de um bom ginásio para treinamentos, auxílio em descontos para graduação, auxílio terapêutico semanal, auxílio nutricional mensal”, detalha Borges. A recente parceria com o SESC/MS e a Fecomércio ampliará ainda mais os benefícios oferecidos aos atletas.

O Morena Vôlei também se destaca por sua atuação inclusiva. “O Morena Vôlei possui raízes das minorias do nosso país, quais sejam, mulheres, negros, LGBTQIAPN+. A inclusão foi, é e sempre será uma das nossas bandeiras”, afirma o presidente. O uniforme da equipe, inclusive, traz uma marca registrada representando essa postura.

Essa abordagem tem servido de incentivo para novos praticantes do voleibol. Borges cita como exemplo o impacto das conquistas da Seleção Brasileira nos anos 2000. “Demonstrar a prática, somado a resultados, grandes parceiros e oportunidades, é um ótimo incentivo”, conclui.

Com a Copa Pantanal se aproximando, a expectativa é manter o bom desempenho. A equipe feminina é a atual campeã e a masculina participará pela primeira vez. “O nível desse campeonato em ambos os naipes é altíssimo, mas estamos trabalhando firmes para figurarmos entre as melhores equipes e registrarmos nosso lugar no pódio.”

A torcida também é chamada a participar ativamente. “A torcida pode acompanhar nossa página para saberem datas e locais dos jogos. Estamos elaborando uma camiseta para torcida, como em 2024, que poderá ser adquirida de forma onerosa”, informa.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.