Campo Grande (MS) - Fundistas de elite e amadores na disputa do Circuito de Corridas Caixa em Campo Grande vão correr com adversários acostumados à rígida rotina de exercícios físicos dos quartéis. Sempre presentes nas corridas de Mato Grosso do Sul, militares do Exército e da Aeronáutica e policiais militares e integrantes da Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande (Agetran) já confirmaram participação na terceira etapa do circuito, dia 7 de agosto.
A participação constante de militares nas competições de rua de Mato Grosso do Sul está ligada à grande concentração de unidades das Forças Armadas localizadas no Estado - são 17 do Exército e sete da Aeronáutica apenas na capital, Campo Grande.
"A corrida está incluída nos nossos treinamentos, que são feitos quatro vezes por semana. Participar das competições, nos fins de semana, é uma forma de aproximação com a população, de confraternização com atletas profissionais e amadores e ajuda a divulgar os princípios desse esporte", explica o Tenente Adelmo Benevides, do Parque Regional de Manutenção da 9ª Região Militar (PQ R MNT/9).
Do grupo de corrida do PQ R MNT/9, cerca de vinte militares disputam provas na região regularmente. Em seu segundo ano de participação no Circuito Caixa, a equipe terá 23 competidores.
"A maioria de nós corre pelo prazer da corrida, mas alguns, mais novos, são competitivos e buscam medalhas", conta Adelmo.
Cada um dos grupos leva à corrida no mínimo dez competidores, de acordo com a Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul.
"É uma presença muito forte no Estado. Eles chegam a organizar ônibus para levar os competidores para os locais das provas", conta Estivision Santos do Nascimento, militar da Força Aérea Brasileira, que corre como amador desde 1999.
Carioca radicado em Campo Grande, Nascimento já disputou neste ano a Maratona do Rio de Janeiro e está se preparando para a prova do Circuito Caixa, em agosto.