Quinta-feira, 15 de maio de 2025, 07:21

Melo e Sá garantem título do Brasil Open de Tênis no supertie-break

gazeta esportiva.net - 17 de fev de 2008 às 06:36 174 Views 0 Comentários
Melo e Sá garantem título do Brasil Open de Tênis no supertie-break

Costa do Sauípe (BA) - Pela primeira vez desde que o Torneio de Costa do Sauípe foi criado, o Brasil conquistou o título na chave de duplas com uma parceria 100% nacional. Na final disputada na noite deste sábado, os brasileiros Marcelo Melo e André Sá foram superados pelos espanhóis Albert Montañes e Santiago Ventura no supertie-break com parciais de 4/6, 6/2 e 10/7, em 1h23.

O título é o segundo para o país, já que em 2001, Daniel Melo, irmão de Marcelo, e o italiano Enzo Artoni levaram a taça. Para Sá, foi a concretização de algo que já esteve muito próximo de suas mãos. Em 2002, ele fez a final, ao lado de Gustavo Kuerten, mas a parceria perdeu do norte-americano Scott Humphries e de Mark Merklein, das Bahamas.

Apesar de terem tido um bom começo em quadra, os brasileiros cometeram falhas em momentos importantes e acabaram perdendo dois saques para Montañes e Ventura que, mesmo não formando uma parceria regular, entraram centrados no confronto. Oportunistas, não desperdiçaram as chances oferecidas e conseguiram impor uma boa pressão que acabou resultando na vitória por 6/4 na primeira parcial.

Refeitos com o chacoalhão após o intervalo, os brasileiros deram a resposta à altura. Com o apoio de uma torcida que compareceu em bom número e se manteve participativa até o final do confronto, melhoraram o aproveitamento nos serviços e colheram o bom resultado. Vingando a situação na parcial anterior, quebraram três saques espanhóis e conseguiram assegurar o empate com a vitória por 6/2, levando a decisão para o supertie-break.

Empolgados pelo empate e pela torcida, os brasileiros começaram determinados na parcial decisiva. Abriram 2-0 e mantiveram a pressão constante sobre os espanhóis. Melo e Sá estiveram perto de fechar com 9-4, mas permitiram a reação dos oponentes.

Concentrados, Montañes e Ventura diminuíram a diferença para dois pontos (9-6) e ganharam confiança. Mas não foi suficiente, uma bela devolução de Melo garantiu a vitória nacional por 10/7.

Emocionados, os brasileiros se abraçaram em quadra, ouvindo o público cantar. A cerimônia de premiação foi ao som de "We Are The Champions", do Queen. Este é o segundo título da carreira da dupla. Em 2007, eles foram campeões no Torneio de Estoril.

Pelo resultado desta noite, a dupla recebeu o prêmio de US$ 23 mil e somou 175 pontos no ranking. Cabeças-de-chave número 1, Melo e Sá passaram pelos italianos Leonardo Azzaro e Potito Starace na primeira rodada. Nas quartas-de-final enfrentaram a catimba argentina de Lucas Arnold Ker e Sebastian Prieto e na semi eliminaram os compatriotas Marcos Daniel e Thomaz Bellucci.

O troféu em Sauípe coloca fim à má fase com que começaram a temporada. Em três torneios: Auckland, Aberto da Austrália e Viña del Mar, eles haviam caído logo na estréia. Apesar de Melo ter sido campeão em Adelaide ao lado do argentino Martin Garcia.

No ano passado, Melo e Sá venceram o Challenger de Bermudas e o Torneio de Estoril. No Aberto dos Estados Unidos, chegaram às quartas-de-final e surpreenderam sendo semifinalistas em Wimbledon.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?