Mazzola Santos e sua trajetória na corrida de rua

da redação - 11 de mar de 2025 às 11:06 85 Views 0 Comentários
Mazzola Santos e sua trajetória na corrida de rua Da Redação

O atleta Mazzola Santos, de 43 anos, natural de Três Lagoas, é especialista em provas de meia maratona e maratona. Sua trajetória na corrida de rua teve início em 2017, incentivado por sua esposa, Valeria Miliati. "Minha primeira corrida foi na Corrida do Sinted, 5 km, onde minha esposa é filiada e tive desconto na inscrição. Finalizei essa corrida na 14ª colocação", relembra.

Desde então, Mazzola se dedicou ao esporte e enfrentou desafios para conciliar os treinos com a rotina familiar e profissional. "Os maiores desafios que enfrentei foram conciliar os treinos com trabalho e família. Você precisa ter muita dedicação e, claro, o apoio da família", destaca.

Especialista em provas longas, o atleta explica as diferenças entre a meia maratona e a maratona. "Na meia maratona, são 21 km, e com preparo físico pode-se atingir tempos muito bons. Já a maratona tem 42,195 km, exigindo não apenas um bom preparo físico, mas um ciclo de treinamento específico de três a seis meses, além de um trabalho mental para a prova."

A preparação psicológica é algo fundamental no treinamento, segundo Mazzola. "A preparação mental já acontece durante o período de treinamento. São vários treinos longos, e é muito importante realizá-los. Também procuro informações sobre o percurso, especialmente as partes mais difíceis."

Sobre a alimentação, ele afirma que segue uma dieta equilibrada. "Eu como de tudo que é saudável, porque o corpo precisa de muita energia. Além dos treinos de corrida, é fundamental realizar fortalecimento muscular."

Mazzola destaca um dos momentos mais marcantes de sua carreira. "Me sinto realizado ao cruzar a linha de chegada em qualquer corrida. Um dos momentos mais felizes foi na Maratona de Campo Grande, quando cruzei a linha de chegada e abracei minha família: minha esposa Valeria, minha filha Maria Alicia e Luiz Augusto."

Sobre o cenário do esporte em Três Lagoas, ele comenta: "A cidade influencia muito na minha corrida, por ter belas paisagens e percursos muito bons". No entanto, ele sente a necessidade de maior apoio institucional. "Já tive apoio com transportes para eventos, mas sinto falta de mais suporte da Secretaria de Esporte, especialmente em viagens, inscrições e hospedagem. Atualmente, sou o único atleta federado na cidade para corridas de rua em longas distâncias e já participei três vezes da São Silvestre."

Mazzola também cita suas referências no atletismo. "Tenho dois ídolos dos quais sou fã: Paulo Paula de Almeida, meu professor junto com o irmão Luís Fernando, que passam toda a assessoria através do Instituto Gêmeos do Brasil. Paulo Paula tem três Olimpíadas, quatro Campeonatos Mundiais e atualmente é o melhor maratonista do Brasil. E também Eliud Kipchoge, do Quênia, que é recordista da maratona e, na minha opinião, simplesmente o melhor."

O atleta está atualmente em preparação para a Maratona de New Balance, em Porto Alegre, que acontecerá no dia 27 de abril. "Nos próximos anos, me vejo participando ainda mais de corridas de meia maratona e maratona", afirma.

Para aqueles que desejam iniciar na corrida, Mazzola aconselha: "A corrida traz qualidade de vida, saúde do corpo e mental. Comece como uma criança dando os primeiros passos e deixe a corrida vir naturalmente. Não pule etapas. É importante buscar dicas de quem tem experiência, usar tênis e roupas adequadas para maior conforto e, antes de iniciar atividades físicas, procurar um médico especializado e realizar exames para verificar se está apto. Depois de um período, um profissional pode planejar os treinos conforme os objetivos."

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.