Silvio Melo, José Nogueira e Gabriel Leão empataram com cinco pontos e meio cada um e agora a Final do XX Campeonato Estadual Absoluto será decidida através de um match de desempate nos dias 10 e 11 de dezembro na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, em Campo Grande.
O desempate será jogado em ida e volta entre Silvio Melo, José Nogueira e Gabriel Leão com o ritmo de jogo de vinte minutos e nocaute em seis rodadas. Se houver ainda empate o ritmo de jogo será o blitz de cinco minutos.
Confira o histórico dos enxadristas que participarão do match decisivo:
Silvio Iran da Costa Melo Junior, 18 anos, está jogando sua quarta final consecutiva, sendo o atual campeão estadual absoluto. Começou a jogar em Dourados no ano de 2001, quando sagrou-se campeão escolar. Em 2002 mudou-se para Campo Grande, onde foi bi-campeão dos Jogos Escolares Campo-grandenses, campeão do CXCG (Clube de Xadrez de Campo Grande), campeão do I Circuito ACX de Xadrez Dinâmico, hepta campeão dos estaduais de categorias pela FESMAX e campeão do I Torneio Classificatório para a Final do XVIII Estadual Absoluto em 2003, na cidade de Bonito.
José Nogueira de Farias começou a jogar xadrez aos 16 anos. O primeiro torneio que disputou foi o Jogos Escolares Campo-grandenses de 1988, jogando pela E.E. Joaquim Murtinho. No mesmo ano jogou o Brasileiro Interclubes, em Curitiba. No ano de 1989 ganhou o Jogos Escolares, foi campeão estadual juvenil e participou do Brasileiro Juvenil, em Rio Branco (AC). Em 1994 participou dos Jogos Regionais no Interior de São Paulo, em Ourinhos, terminando invicto e com sua equipe ficando em segundo lugar no geral. Foi campeão estadual absoluto do Estado em 1994, campeão estadual de xadrez ativo 30 minutos e no sub-26 anos. Foi o vencedor de duas semifinais da Capital e de dois Open Pantanal, nos anos de 2003 e 2004. Por duas vezes foi vice-campeão estadual absoluto, nos anos de 2002 e 2003. Em 2004 ganhou o Campeonato Estadual do Interior, realizado em Bonito.
Gabriel Quevedo de Souza Leão, nascido em Corumbá, iniciou-se no esporte em 1999, na ocasião representando o município nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems). Conquistou mais de dez títulos no município de Corumbá, em dois anos que ali jogou, incluindo o titulo de campeão municipal, escolar e dos principais circuitos estaduais. Em 2001 tornou-se campeão estadual sub-18 e foi o terceiro colocado na Copa Infanto-Juvenil do Mercosul, prova da FIDE, realizada em Assunção, no Paraguai. Em 2002 mudou-se para São Paulo e tornou-se campeão paulista por equipes jogando pelo Circulo Militar de São Paulo. Retornou para Corumbá no mesmo ano e ainda tornou-se campeão de diversos torneios menores e disputa neste sua primeira final do Estadual de Absoluto.
A primeira rodada inicia-se às 15h deste sábado, 10 de dezembro. No domingo, dia 11, o match continua a partir das 9h da manhã.