São Paulo (SP) - O 20º Aberto dos EUA é o primeiro compromisso que os atletas do taekwondo nacional enfrentarão em 2011. A seleção brasileira da modalidade viaja no dia 15 de fevereiro, rumo a Austin, cidade do Estado do Texas, EUA, onde confrontará de 17 a 21 de fevereiro, os melhores esportistas do mundo. As lutas acontecerão no Austin Convention Center, e servirão como preparação para o Campeonato Mundial e Pan Americano.
A delegação brasileira é composta por 15 atletas, a exemplo de Aparecida Santana (até 62 kg), Márcio Wenceslau (até 58 kg), Marcel Wenceslau (até 63 kg) e Douglas Marcelino (até 87 kg), que também compõe a seleção brasileira das Forças Armadas. O grupo segue sob o comando dos técnicos Fernando Madureira, Mauro Hideki, Frederico Mitooka e do fisioterapeuta, Dr. Lucas Rabello.
"Este será meu primeiro US Open, e sei que a maioria dos países que disputará as seletivas para o Pan Americano e Sulamericano terá seus representantes por lá. Todos os atletas já estão em treinamento intenso, o que garantirá lutas muito disputadas", disse Cida, que nos dias 10 e 11, participará de mais uma seletiva, desta vez, em Piracicaba, SP, que valerá uma vaga para a seletiva dos Jogos Pan Americanos.
Marcel também fará sua estreia no Aberto dos EUA, e buscará utilizar as técnicas que treinou para se adaptar ao colete eletrônico. "Será importante ter calma, utilizando golpes bem agressivos e que pontuem em dobro, como os giratórios e no rosto, que valem três pontos", explicou ele.
O US Open é organizado pelo Comitê Olímpico dos EUA, que tem como presidente David Askinas. O evento vale pontuação no ranking mundial da WTF, no qual em campeonatos oficiais, os melhores atletas fazem parte da cabeça de chave.