Em sua estréia em Campeonatos Mundiais, o judoca Luciano Correa assegurou a primeira medalha brasileira na edição 2005 do torneio, no Cairo, Egito. Nesta quinta-feira, o meio-pesado superou o iraniano Abbas Fallah na disputa pelo bronze, vencendo com um ippon nos segundos finais do confronto. O confronto começou com os dois judocas sendo penalizados por falta de combatividade. Depois, Fallah assumiu a liderança com dois yuko e um koka, contra um koka de Correa. A situação permaneceu inalterada até o início do último minuto.
Com a vantagem no marcador, o iraniano quis segurar o confronto, mas acabou sendo punido por falta de combatividade, diminuindo sua vantagem. O brasileiro aproveitou o momento e acertou um ippon liquidando a luta.
Na semifinal, Correa foi superado pelo campeão olímpico Keiji Suzuki, do Japão, que também é campeão mundial na categoria absoluto. O confronto começou equilibrado e o primeiro golpe só saiu com dois minutos de luta.
Suzuki chegou aos 44 segundos finais com um yuko e um koka até que, finalmente, Correa obtivesse um yuko. A reação japonesa não demorou e Suzuki encaixou um ippon para definir o confronto ir para a disputa do ouro e deixar o brasileiro brigando pelo bronze.
Nas etapas anteriores, Correa havia vencido o esloveno Primoz Ferjan com ippon em sua primeira luta. Na sequência, mais um ippon para derrotar o nigeriano Adelakun Amusa. O grego Dionysios Iliadis foi eliminado, rendendo mais um ippon para o brasileiro, que superou o italiano Gianluca Giaccaglia, nas quartas-de-final, com um yuko.