Campo Grande (MS) - O tenista sul-mato-grossense José Lucas Melgarejo foi convocado pela Confederação Brasileira de Tênis para representar o país nas quatro primeiras etapas da Gira Cosat que acontecem a partir de 09 de janeiro na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. A disputa envolve tenistas das categorias 14 e 16 anos. A CBT conseguiu, mediante apresentação de projeto, verba do Ministério para enviar uma equipe composta por oito tenistas, dois técnicos e um preparados físico, para representar o país na disputa a primeira etapa da Gira Sul-americana.
Lucas Melgarejo terminou a temporada 2006 como líder do ranking estadual da categoria 16 anos e em oitavo no ranking nacional, tendo apenas 15 anos, em uma categoria que a maioria dos atletas possuem 16 anos. Ele já havia manifestado o desejo de participar do Circuito Cosat, que reúne a elite do tênis sul-americano, mas também já se mostrava ansioso com as dificuldades para a obtenção de recursos financeiros para estas viagens. Assim, o Ministério do Esporte e a CBT possibilitarão o atleta a diputar o mais importante circuito de tênis juvenil da América do Sul.
"Nós ficamos sabendo que o Ministério possuía uma verba para projetos deste nível. Apresentamos o nosso e conseguimos o valor para enviar a equipe infanto-juvenil ao Cosat" , explicou Jorge Lacerda da Rosa.
Foram convocados pela Comissão Infanto-juvenil da CBT, comandada pelo técnico Patrício Arnold, os dois primeiros tenistas do ranking de viradas da CBT, masculino e feminino, das categorias 14 e 16 anos. O técnico para a equipe masculina será Renato Messias e para a feminina, Sabrina Giusto. O preparador físico que vai acompanhar o grupo será Narciso Barbosa.
Os torneios contam pontos para o ranking nacional e Sul-americano, que classifica os seis melhores após o circuito, para representar o continente na disputa da Gira européia, na metade do ano.
A Confederação Brasileira pagará as passagens de todos e indicará os nomes para o Convênio Cosat, ou seja, os atletas também receberão hotel e alimentação, pagos pelos organizadores dos torneios aos melhores de cada país. Com isso, os líderes do ranking nacional nas categorias 14 e 16 anos só terão que arcar com despesas pessoais, para jogar nessas quatro etapas.
Equipe convocada:
14 anos
Nathaly Kurata(SP)
Karen Ching(RJ)
Matheus Costa(SP)
Vitor Galvão(RJ)
16 anos
Giovanna Portiolli(PR)
Juliana Pires(RS)
José Pereira Jr(SC)
José Lucas Melgarejo(MS)
Técnicos:
Renato Messias(SP)
Sabrina Giusto(RS)
Preparador Físico: Narciso Barbosa(SC)
TORNEIOS:
9 a 16 de janeiro- Venezuela- Grupo I
16 a 23 de janeiro- Colômbia- Grupo I
23 a 29 de janeiro- Equador- Grupo I
30/01 a 05 de fevereiro- Peru- Grupo I